Estreante na Câmara, o deputado Luciano Alves (PSD-PR) viralizou nas redes com um discurso no plenário da casa legislativa após a aprovação da Reforma Tributária, já na madrugada desta sexta-feira (7), em que expõe os 20 deputados do PL que traíram Jair Bolsonaro (PL) e votaram a favor do governo.
Em suas redes, Alves, que é aliado do governador paranaense Ratinho Jr. (PSD), já havia declarado que "essa reforma tributária não é uma reforma do presidente Lula e nem do ex-presidente Bolsonaro, ela é de todos os Brasileiros".
Te podría interesar
Depois da votação, ele voltou à tribuna e citou o nome de todos os deputados do PL que votaram contra a orientação de Bolsonaro.
"Eu tenho aqui em minhas mãos uma lista de deputados do PL, que estão sofrendo hoje, mas o povo brasileiro agradece", disse aos parlamentares do partido de Bolsonaro, que estavam sendo chamados de "comunistas" por aliados e apoiadores radicais do ex-presidente.
Te podría interesar
"Eu tenho a lista de 20 deputados do PL que votaram a favor do que está acontecendo aqui hoje. 20 deputados do PL que votaram a favor dessa mudança no país. Parabéns a vocês", disse Alves, antes de iniciar a leitura dos nomes.
A votação da Reforma Tributária implodiu a antiga base de apoio de Jair Bolsonaro e causou racha até mesmo no partido do presidente, onde 20 dos 99 deputados votaram a favor da proposta do governo Lula no primeiro turno. No segundo turno, dois deles deixaram o Congresso diante dos achaques dos colegas.
Entre os deputados que votaram a favor da proposta estão parlamentares da ala mais moderada do partido, que contam com bom trânsito na Câmara dos Deputados, como Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), que já foi ministro no governo Dilma. Wellington Roberto (PL-PB), outra liderança do partido, também foi favorável à proposta, assim como Zé Vitor (PL-MG), outro parlamentar que circula bem nos corredores do Congresso. Além deles, nomes famosos também estão na lista, como Tiririca (PL-SP) e Josimar Maranhãozinho (PL-MA).
"Tiririca levou a sério, votou certo. PL de São Paulo. Pior do que está não fica", disse Alves, brincando com o bordão do parlamentar que representa a classe circense.
Veja a lista dos "comunistas" do PL, que votaram a favor da Reforma no Primeiro Turno.
- Antonio Carlos Rodrigues (SP)
- Detinha (MA)
- Giacobo (PR)
- Icaro de Valmir (SE)
- João Carlos Bacelar (BA)
- João Maia (RN)
- Josimar Maranhãozinho (MA)
- Junior Lourenço (MA)
- Junior Mano (CE)
- Luciano Vieira (RJ)
- Luiz Carlos Motta (SP)
- Matheus Noronha (CE)
- Robinson Faria (RN)
- Rosangela Reis (MG)
- Samuel Viana (MG)
- Tiririca (SP)
- Vermelho (PR)
- Vinícius Gurgel (AP)
- Wellington Roberto (PB)
- Zé Vitor (MG)