O deputado Kim Kataguiri (União-SP), conhecido por criar polêmicas e buscar engajamento com elas nas redes sociais, tentou provocar durante a discussão sobre o PL que visa regulamentar os trabalhadores de aplicativos, mas acabou sendo confrontado pelo colega Rogério Correia (PT-MG).
"Sou um dos poucos parlamentares desta casa que recusou carro oficial, motorista. Eu uso aplicativo todos os dias do meu próprio bolso, não recebo reembolso da Câmara. Portanto, sei do que estou falando. Toda essa manifestação, no final das contas, é sobre o governo querer abocanhar o que o trabalhador recebe e não permitir que outros profissionais tenham a liberdade de abrir uma Pessoa Jurídica e contribuir menos. Por que o governo só não quer permitir isso para os trabalhadores de aplicativos? Por isso, vamos bloquear esse projeto nesta Casa, que é contra os trabalhadores", declarou Kim Kataguiri.
Te podría interesar
Ao tomar a palavra, o deputado Rogério Correia desmentiu as afirmações de Kim Kataguiri, as quais, segundo o parlamentar petista, estavam cheias de mentiras.
"Se vamos espalhar notícias falsas, fica difícil discutir. Por exemplo, quero saber qual deputado não usa verba indenizatória nesta Casa. Não existe. Viaja de avião? Isso é verba indenizatória. Vamos parar com a demagogia para ganhar aplausos. É importante que as pessoas saibam que isso é uma notícia falsa. O deputado que falou realmente recebe uma verba remuneratória. Pode verificar as suas verbas. Ele viaja de avião e quem paga é a Câmara dos Deputados Federais. Não venha com notícias falsas. A menos que o deputado seja tão rico que tira dinheiro do próprio bolso, sei lá de onde, para pagar isso. É claro que vem daqui. Isso é apenas para agradar a plateia, fazer graça, fazer a sua live e ir embora... já foi embora! É assim que esse deputado trabalha", disparou Rogério Correia.
Te podría interesar
Em seguida, Rogério Correia classificou o discurso de Kim Kataguiri como "demagogia". "Mas eu não acredito que discutir este projeto seja apenas para agradar a plateia e fingir, por exemplo, que algo que está disponível para todos os deputados, como a verba remuneratória, seja algo negativo, e as pessoas devem apoiar ou se opor ao PL porque os deputados recebem verba indenizatória. Isso é demagogia. E é evidente que o deputado Kim recebe verba indenizatória para viajar para São Paulo toda semana, o que significa R$16 mil por mês. O deputado Kim utiliza algo que todos nós utilizamos, então, meu amigo Kim, eu preferiria que este não fosse o argumento deste projeto. Vamos discutir seriamente o projeto de lei".
Posteriormente, o deputado Rogério Correia refutou a narrativa difundida sobre o PL dos Aplicativos e demonstrou que, na verdade, o texto busca garantir a aposentadoria para os trabalhadores de aplicativos e assegurar algum tipo de seguridade social para essa camada da classe trabalhadora.
Confira a íntegra da discussão no vídeo abaixo: