PETROBRÁS

Magda Chambriard é elogiada por petroleiros: "grande potencial de geração de emprego"

Nova presidenta da Petrobras escolhida por Lula é vista com bons olhos pela FUP

Magda ChambriardCréditos: Wilson Dias/ABr
Escrito en POLÍTICA el

Em nota publicada nesta quarta-feira (15), a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que reúne diferentes sindicatos de trabalhadores da Petrobras, elogiou Magda Chambriard, o novo nome escolhido pelo presidente Lula para o cargo de presidente da Petrobras.

Chambriard foi indicada para a posição após a saída de Jean Paul Prates, ex-senador petista, que deixou o cargo após pressões internas e externas dentro da companhia.

A nova diretora da empresa tem experiência como diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), posição que ocupou de 2012 a 2016, durante o mandato de Dilma Rousseff (PT).

Segundo a FUP, Magda possui uma visão estratégica para a companhia.

“As ideias de Magda Chambriard, especialista na área, coadunam com as da FUP em relação ao fortalecimento da indústria naval nacional, conteúdo local e ampliação do parque de refino”, avalia Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, em nota.

“Esperamos que a nova diretora ajude a cumprir o programa do presidente Lula, enfrentando os desafios que há junto ao mercado e a uma parte da corporação da Petrobras, que joga contra a implementação desse programa que foi aprovado pela população nas urnas”, completa.

A FUP também fez elogios ao agora ex-presidente Jean Paul Prates, afirmando que o relacionamento com os sindicatos melhorou, mas que novas ideias sobre temas de desenvolvimento da Petrobras ainda eram limitadas.

Quem é Magda Chambriard

Magda Chambriard é uma engenheira civil brasileira que foi nomeada para presidir a Petrobras por indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela iniciou sua carreira na Petrobras em 1980 e ocupou cargos importantes, como diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de 2012 a 2016. Chambriard é mestre em engenharia química e civil, e se especializou em diversas áreas relacionadas à indústria de petróleo e gás.