ELEIÇÕES 2024

Pesquisa em Guarulhos: Elói Pietá e Jorge Wilson aparecem na dianteira

Real Time Big Data aponta ex-prefeito, hoje no Solidariedade, com 28%, e deputado estadual do Republicanos com 22% de intenções de voto

Vista aérea da cidade de GuarulhosCréditos: Leandronoleto1990/Wikimedia Commons
Escrito en POLÍTICA el

Levantamento do Real Time Big Data sobre a disputa pela prefeitura de Guarulhos (SP), divulgado nesta terça-feira (20), traz o ex-prefeito da cidade Elói Pietá (Solidariedade) na liderança.

Ele tem 28% das intenções de voto, seguido pelo deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), que aparece com 22%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, ambos estão no limite do empate técnico.

Também empatados tecnicamente estão o vereador Lucas Sanches, com 14%, e o deputado federal Alencar Santana, com 9%. Em seguida aparecem o deputado estadual Márcio Nakashima (PDT), com 6%, e o ex-vereador Waldomiro Ramos (PSB),2%. Votos em branco e nulos totalizam 12% e não souberam ou não quiseram responder 7% dos entrevistados.

Segundo turno em Guarulhos

Foram feitas duas simulações de segundo turno. Em um dos cenários, Jorge Wilson tem 41% contra 36% de Elói Pietá, configurando empate técnico.

Já no outro cenário analisado, Elói Pietá tem 37% contra 33% de Lucas Sanches, também empatados tecnicamente.

A pesquisa Real Time Big Data foi realizada com 1.000 entrevistados entre os dias 17 e 19 de agosto e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-04549/2024.

Divisões na disputa pela prefeitura

Prefeito de Guarulhos pelo PT entre 2001 e 2008, Elói Pietá saiu da legenda no começo do ano para se candidatar pelo Solidariedade. Ele defendia a realização de prévias para a escolha do candidato do partido, mas a direção municipal, com o apoio de 35 dos 46 membros, decidiu por Alencar Santana.

"A direção local do PT não seguiu o estatuto do partido. Numa cidade com 25 mil filiados, apenas 35 dirigentes decidiram quem seria o candidato. Não aceitei a forma como um grupo pequeno impediu o exercício da democracia pelos filiados. Como a regra eleitoral é que só pode ser candidato se estiver filiado a um partido, eu me filiei ao Solidariedade", criticou ele, em sabatina realizada pelo Uol nesta segunda-feira (19).

Já a candidatura de Jorge Wilson contou, na convenção que oficializou seu nome, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador Tarcísio de Freitas, que é do seu partido, o Republicanos.

O apoio causou desconforto ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, já que a legenda tem candidato a prefeito na cidade, Lucas Sanches. Líder do governo do estado na Assembleia Legislativa de são Paulo (Alesp), Wilson já atuou no Procon de Guarulhos e ficou conhecido pela atuação em um programa da TV Record chamado Xerife do Consumidor, à semelhança de outra figura política do Republicanos, Celso Russomanno.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar