RAPOSA NO GALINHEIRO

Globo lança Paulo Guedes, ex-ministro de Bolsonaro, à Presidência em 2026

Diante do recuo de Tarcísio de Freitas, que pretende tentar um segundo mandato no governo paulista, família Marinho especula em cima do nome do ex "super" ministro da Economia para travestir a candidatura da chamada "terceira via"

Paulo Guedes, quando ministro em Washington e em palestra no Instituto Millenium.Créditos: Alan Santos PR / Reprodução de vídeo
Escrito en POLÍTICA el

Em nota no jornal O Globo deste domingo (25), o colunista Lauro Jardim lançou a candidatura de Paulo Guedes, o ex "super" ministro da Economia de Jair Bolsonaro (PL), à Presidência em 2026.

LEIA TAMBÉM:
Globo, Huck, mercado e Centro querem calçar sapatênis em Tarcísio para a 3ª via neoliberal
É o petróleo, estúpido! O elo entre golpe na Venezuela, Bolsonaro, Globo, Trump, bancos...

No texto, o cultuado jornalista político do jornal da família Marinho afirma que o ex-ministro, de 75 anos, se recolheu depois do fim do governo fascista neoliberal, "mas tem planos".

"Ambiciona ser o candidato da direita a presidente em 2026", diz Jardim..

Segundo o jornalista, Guedes "já conversa com interlocutores sobre o tema tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo" e vê um "vácuo" na ultradireita fascista, que encampou a defesa do neoliberalismo ao colocá-lo como avalista da candidatura do "capitão" em 2018.

"Além de Jair Bolsonaro estar inelegível, [Guedes] está convencido de que Tarcísio de Freitas não sairá candidato à sucessão de Lula", diz Jardim.

A nota ainda informa que a assessoria de Guedes entrou em contato negando "que o ministro não tem pretensões políticas, tampouco à candidatura em 2026". O jornalista, no entanto diz que "reafirma cada linha da nota publicada".

"Terceira via"

A especulação em torno do nome de Guedes - que juntamente com a Globo idealizou o Instituto Millenium, um think tank neoliberal -, acontece cerca de 3 meses após o governador paulista Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e o presidente do Banco Central Roberto Campo Neto serem recebidos em um jantar por Luciano Huck.

Huck, que teve a renovação do contrato antecipada pela Globo para barrar pretensões políticas, estaria sondando em nome da família Marinho um candidato potencial para a chamada "terceira via", com o objeto de enfrentar Lula nas eleições de 2026.

A privatização à toque de caixa da Sabesp, atropelando a tudo e a todos, fez com que Tarcísio ganhasse espaço na Globonews, onde foi indagado sobre o "futuro" e as pretensões dele sobre a privatização da Petrobras.

Também ex-ministro de Bolsonaro, o governador paulista disse adepto da obsessão da mídia liberal - vide editorial da Folha deste domingo. No entanto, Tarcísio parece estar mais disposto a tentar um segundo mandato no governo de São Paulo.

Paulo Guedes seria uma alternativa mais direta diante das pretensões dos defensores da "terceira via". Privatista radical, o ex todo poderoso da economia de Bolsonaro seria a raposa colocada dentro do galinheiro.