O ato bolsonarista no 7 de setembro, que inicialmente buscava demonstrar a força do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e unificar a direita, revelou um racha interno no bolsonarismo. O movimento acabou se dividindo entre dois grupos: de um lado, os apoiadores de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo pelo MDB com um vice do PL; e do outro, os aliados de Pablo Marçal, candidato do PRTB à Prefeitura da capital.
Na noite deste domingo (8), Bolsonaro enviou uma mensagem em seu grupo oficial no Telegram, elogiando a "postura" do prefeito Ricardo Nunes (MDB), seu candidato à prefeitura de São Paulo, e da candidata Marina Helena (Novo). No entanto, o ex-presidente criticou Pablo Marçal, classificando sua conduta como "lamentável".
Te podría interesar
Após um período de trégua, Bolsonaro decidiu reativar os ataques de sua base de apoiadores contra Marçal através dessa mensagem. O ex-coach que apareceu na avenida Paulista no final do ato bolsonarista, também teria sido impedido de subir no carro de som onde Bolsonaro, Silas Malafaia e outras lideranças discursaram.
O pastor Silas Malafaia, organizador do ato bolsonarista na avenida Paulista no 7 de setembro e espécie de guru espiritual de Jair Bolsonaro, também promoveu ataques a Pablo Marçal após a manifestação, sinalizando ação orquestrada com o ex-presidente contra o coach.
Te podría interesar
"Pablo Marçal tem medo de Alexandre de Moraes e no dia 7 de setembro mostrou sua verdadeira face", diz o locutor de um vídeo divulgado por Malafaia após o ato. Entre outras palavras, o pastor se refere ao candidato do PRTB como "arregão", "aproveitador e "traidor".
As atitudes parecem que não foram muito bem recebidas pela base de apoio do ex-presidente, gerando reação contrária. “Até hoje guardava com carinho para poder usar em outra eleição, mas agora eu uso de um adversário seu seja quem for que você fez com Marçal hoje”, declarou um dos bolsonaristas em um vídeo onde segurava a camisa de Bolsonaro.
Em seguida, ele joga a blusa no fogo e se diz traído pelo seu líder. “Pra mim você tá nessa chama aqui, ó, acabou. Tem inimigo e não é pouco tanto que defendi tanto falei bem de você e você fazer um papel desse”, afirma. Assista o vídeo: