MUDANÇA

Macaé Evaristo: quem é a nova ministra dos Direitos Humanos

Deputada estadual por Minas Gerais, ela foi a escolhida do presidente Lula para assumir o lugar de Silvio Almeida

Macaé Evaristo: quem é a nova ministra dos Direitos Humanos.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Lula (PT) anunciou nesta segunda-feira (9) que escolheu o nome da deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) para assumir o Ministério dos Direitos Humanos, que era comandado por Silvio Almeida, demitido na última sexta-feira (6) após ser acusado de assédio sexual.

Por meio de suas redes, Macaé Evaristo celebrou sua nomeação para o Ministério dos Direitos Humanos.

"É com muita honra que aceitei, nesta segunda-feira, o convite do presidente Lula para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Nosso país tem grandes desafios e esse é um chamado de muita responsabilidade. Temos muito trabalho pela frente e sigo esperançosa, com o compromisso de uma vida na luta pelos direitos", declarou Macaé Evaristo.

Quem é Macaé Evaristo

  • Macaé Maria Evaristo dos Santos nasceu em São Gonçalo do Pará, Minas Gerais, no dia 3 de abril de 1965.
  • É formada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Atua como professora da rede municipal de Belo Horizonte desde os 19 anos de idade.
  • Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal de Educação de Belo Horizonte (2005 a 2012) e secretária estadual de Educação de Minas Gerais, de 2015 a 2018, no governo de Fernando Pimentel.
  • Macaé Evaristo também atuou no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, quando foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação entre 2013 e 2014.
  • Em 2020, foi eleita vereadora em Belo Horizonte, pelo PT, com 5.985 votos.
  • Nas eleições de 2022, Macaé Evaristo se elegeu deputada estadual com 50.416 votos.

Curiosidade: Macaé Evaristo é prima da escritora Conceição Evaristo. No vídeo abaixo, elas falam sobre o parentesco: 

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar