ELEIÇÕES 2026

Movimentos fazem manifesto em defesa da candidatura de Benedita da Silva ao Senado

Entidades apontam que pré-candidatura teria como objetivo "recompor uma maioria que proteja a Constituição, a democracia brasileira, os direitos dos trabalhadores e das pessoas negras e mais pobres e a vida"

Créditos: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Um movimento formado por organizações populares, coletivos de mulheres negras e lideranças do Rio de Janeiro organizou um manifesto coletivo em defesa da pré-candidatura da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) ao Senado em 2026.

O coletivo argumenta que as escolhas sobre quem vai se candidatar são ainda mais cruciais diante do contexto político. "Não é apenas sobre uma eleição, é sobre recompor uma maioria democrática e antirracista na Casa que julga impeachments, sabatina ministros, define a pauta da República e hoje é alvo de uma ofensiva reacionária declarada para 2026", diz o texto do site.

?As entidades destacam a trajetória da parlamentar, que foi a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vereadora no Rio e a única que atuou como deputada federal constituinte. 

?"Frente à ofensiva extremista, Benedita representa uma agenda de bem viver para o nosso país. A extrema-direita anunciou foco no Senado em 2026, inclusive instrumentalizando pautas de confronto ao STF como moeda de campanha. Nossa resposta é programática e popular: recompor uma maioria que proteja a Constituição, a democracia brasileira, os direitos dos trabalhadores e das pessoas negras e mais pobres e a vida", destaca ainda o texto do coletivo.

Até as 22h desta segunda-feira (13), o manifesto tinha 6.740 apoiadores.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar