O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), preside a sessão de julgamento do núcleo 4 da trama golpista, que acontece na Primeira Turma da Corte a partir desta terça-feira (14).
Dino foi escolhido por unanimidade entre os ministros que compõem o colegiado, após o ministro Cristiano Zanin presidir a Primeira Turma por um ano, no sistema de rodízio previsto no regimento da Corte. A decisão ocorreu no fim de setembro, no dia 23, quando iniciou-se a votação.
Te podría interesar
O núcleo 4 da trama golpista
O Núcleo 4 é composto de sete réus, acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por golpe de Estado. É o primeiro julgamento depois da condenação do núcleo crucial, que condenou todos os oito envolvidos, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A PGR afirma que eles seriam responsáveis por espalhar notícias falsas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas e atacar instituições e autoridades.
São julgados os réus Ailton Moraes Barros, ex-major do Exército; Ângelo Denicoli, major da reserva do Exército; Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal; Giancarlo Rodrigues, subtenente do Exército; Guilherme Almeida, tenente-coronel do Exército; Marcelo Bormevet, agente da Polícia Federal; e Reginaldo Abreu, coronel do Exército.
Te podría interesar
Todos eles respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Os votos dos ministros
O ministro Alexandre de Moraes apresentará seu voto como relator. Os demais integrantes do colegiado votam em ordem de antiguidade, ficando por último o presidente da Turma, ficando da seguinte forma: relator Alexandre de Moraes; Cristiano Zanin; Luiz Fux; Cármen Lúcia; e o presidente Flávio Dino.
Depois dos votos, em caso de condenação, o relator apresenta a proposta de penas, onde os demais integrantes também votam.
Próximos julgamentos
O julgamento do Núcleo 1 (ou crucial) terminou em 11/9. Agora, julga-se o núcleo 4. Contudo, ainda faltam mais outros dois núcleos, o 3 e o 2.
O julgamento do Núcleo 3, com mais 10 réus, começa no dia 11/11 e está previsto para terminar em 19/11. Já para os réus do Núcleo 2, as sessões estão marcadas para o período de 9 a 17/12.
Como funciona o sistema de rodízio da presidência das Turmas do STF
O sistema de rodízio de presidentes está previsto no Regimento Interno do STF, por meio do artigo 4º, que estabelece que a Turma é presidida pelo ministro mais antigo dentre seus membros, por um período de um ano. A recondução é vedada até que todos os seus integrantes tenham exercido a presidência, observando-se a ordem decrescente de antiguidade.
Dino integra a Primeira Turma desde fevereiro de 2024. Antes, quem presidia o colegiado era o ministro Cristiano Zanin.