NÚCLEO 4

Flávio Dino preside sessão de julgamento do nucleo 4 da trama golpista de Bolsonaro; siga ao vivo

É a primeira sessão que o ministro Flávio Dino, do STF, preside. Zanin ficou no cargo por um ano

Créditos: TV Justiça/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), preside a sessão de julgamento do núcleo 4 da trama golpista, que acontece na Primeira Turma da Corte a partir desta terça-feira (14).

Dino foi escolhido por unanimidade entre os ministros que compõem o colegiado, após o ministro Cristiano Zanin presidir a Primeira Turma por um ano, no sistema de rodízio previsto no regimento da Corte. A decisão ocorreu no fim de setembro, no dia 23, quando iniciou-se a votação.

O núcleo 4 da trama golpista

O Núcleo 4 é composto de sete réus, acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por golpe de Estado. É o primeiro julgamento depois da condenação do núcleo crucial, que condenou todos os oito envolvidos, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A PGR afirma que eles seriam responsáveis por espalhar notícias falsas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas e atacar instituições e autoridades. 

São julgados os réus Ailton Moraes Barros, ex-major do Exército; Ângelo Denicoli, major da reserva do Exército; Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal; Giancarlo Rodrigues, subtenente do Exército; Guilherme Almeida, tenente-coronel do Exército; Marcelo Bormevet, agente da Polícia Federal; e Reginaldo Abreu, coronel do Exército.

Todos eles respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Os votos dos ministros

O ministro Alexandre de Moraes apresentará seu voto como relator. Os demais integrantes do colegiado votam em ordem de antiguidade, ficando por último o presidente da Turma, ficando da seguinte forma: relator Alexandre de Moraes; Cristiano Zanin; Luiz Fux; Cármen Lúcia; e o presidente Flávio Dino.

Depois dos votos, em caso de condenação, o relator apresenta a proposta de penas, onde os demais integrantes também votam.

Próximos julgamentos

O julgamento do Núcleo 1 (ou crucial) terminou em 11/9. Agora, julga-se o núcleo 4. Contudo, ainda faltam mais outros dois núcleos, o 3 e o 2.

O julgamento do Núcleo 3, com mais 10 réus, começa no dia 11/11 e está previsto para terminar em 19/11. Já para os réus do Núcleo 2, as sessões estão marcadas para o período de 9 a 17/12.

Como funciona o sistema de rodízio da presidência das Turmas do STF

O sistema de rodízio de presidentes está previsto no Regimento Interno do STF, por meio do artigo 4º, que estabelece que a Turma é presidida pelo ministro mais antigo dentre seus membros, por um período de um ano. A recondução é vedada até que todos os seus integrantes tenham exercido a presidência, observando-se a ordem decrescente de antiguidade.

Dino integra a Primeira Turma desde fevereiro de 2024. Antes, quem presidia o colegiado era o ministro Cristiano Zanin.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar