O deputado federal e pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) usou as redes sociais para defender a prisão de Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro, responsável pela chacina que deixou mais de 100 mortos nos Complexos do Alemão e da Penha.
“A Comissão de Direitos Humanos da Câmara, da qual faço parte, pediu a investigação e a possibilidade de prisão preventiva de Cláudio Castro após o massacre no Rio! O Estado deve combater o crime com inteligência, dentro da lei e protegendo a população”, ressaltou Vieira.
Te podría interesar
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) a abertura de investigação criminal, além da decretação de prisão preventiva de Castro.
O ofício, encaminhado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou indícios fortes de que a ação policial extrapolou todos os parâmetros legais e constitucionais, o que configuraria possível violação de direitos humanos e abuso de poder por parte do governo do Rio.
O deputado declarou que a medida é necessária diante da gravidade da situação.
Pedido ao MPF
O ofício pediu, ainda, que o Ministério Público Federal (MPF) apure a responsabilidade direta do governador e dos comandantes das forças de segurança na realização da operação.
O texto também destacou que o número expressivo de mortes, entre elas de pessoas sem antecedentes criminais, reforça a necessidade de uma investigação independente em relação ao que ocorreu.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.