CONDENAÇÃO

Moraes mantém prisão de Braga Netto e cita "risco de fuga"

General está preso preventivamente desde dezembro e vai começar a cumprir pena por tentativa de golpe

Ex-ministro general Braga Netto.Créditos: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (3) manter a prisão do ex-ministro da Casa Civil, general Braga Netto. O magistrado citou um possível "risco de fuga" para segurar o militar na cadeia. 

Braga Netto está preso desde dezembro de 2024 por tentar obstruir as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).Na ocasião, o general tentou obter informações sigilosas da delação premiada de Mauro Cid. Além disso, o ex-ministro também foi condenado na ação julgada em setembro deste ano, que também condenou Bolsonaro. 

Moraes destacou que "o término do julgamento do mérito da presente Ação Penal e o fundado receio de fuga do réu, como vem ocorrendo reiteradamente em situações análogas nas condenações referentes ao dia 8/1/2023, autorizam a manutenção da prisão preventiva para garantia efetiva da aplicação da lei penal e, portanto, da decisão condenatória". 

Na ação da tentativa de golpe, Braga Netto foi condenado a 26 anos de prisão, sendo 24 anos de reclusão em regime fechado e 2 anos de detenção, além de 100 dias-multa de um salário mínimo cada.

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar