Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul (Ipems) em parceria com o jornal Correio do Estado mostra um cenário de indefinição na disputa pelas duas vagas ao Senado no estado nas eleições de 2026.
Segundo o levantamento estimulado, em um dos cenários analisados o ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) aparece na liderança numericamente, com 18,57% das intenções de voto. Em seguida estão o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), com 15,37%, o atual senador Nelsinho Trad (PSD), que tem 14,51%, e a ministra do Planejamento e senadora licenciada Simone Tebet (MDB), que chega a 14,13%.
Te podría interesar
Como a margem de erro é de 2,36 pontos percentuais para mais ou para menos, os quatro estão tecnicamente empatados.
Mais abaixo aparecem a senadora Soraya Thronicke (Podemos), com 6,57%, a vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira (PL), 4,52%, o deputado federal Vander Loubet (PT), 4,5%, e o presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, Gerson Claro (PP), que chega a 2,42%. Os quatro também estão em situação de empate técnico.
Te podría interesar
Ao todo, 13,96% dos entrevistados disseram não votar em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 5,45% não souberam ou não quiseram responder.
Cenário em Simone Tebet
O levantamento também analisou um segundo cenário, sem o nome de Simone Tebet, já que a ministra mudar seu domicílio eleitoral para São Paulo para se candidatar ao Senado. Nesse caso, Azambuja amplia a liderança para 20,36%, seguido por Nelsinho Trad (16,53%) e Capitão Contar (16,32%), com os três tecnicamente empatados.
Nesta simulação, Soraya Thronicke aparece com 8,53% e Vander Loubet chega a 5,7%. Gianni Nogueira tem 5,2% e Gerson Claro, 2,94%. No total, 17,7% dos entrevistados não votariam em nenhum dos nomes apontados, não sabem ou não responderam, e 6,73% não responderam ao primeiro voto ao Senado.
Pesquisa espontânea
Já na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem opções de nomes, Azambuja lidera com 0,73%, seguido por Simone Tebet (0,47%), Capitão Contar (0,38%) e Nelsinho Trad (0,35%). A grande maioria, 49,24%, afirmou não saber ou não opinar sobre o voto às duas vagas do Senado
O estudo também mediu os índices de rejeição, e o deputado estadual Gerson Claro aparece no topo, com 83,77%, seguido por Soraya Thronicke (79,93%) e Vander Loubet (79,22%). Já os nomes com menor rejeição são Reinaldo Azambuja (50,95%), Capitão Contar (52%) e Nelsinho Trad (53,07%).
A pesquisa Correio do Estado/Ipems ouviu 1.720 eleitores em 54 municípios entre 20 e 31 de outubro, com margem de erro de 2,36 pontos e nível de confiança de 95%.