Após um grupo de parlamentares bolsonaristas protagonizar uma cena ridícula nos corredores da Câmara, "marchando" com placas e gritos de pedidos por anistia aos golpistas, o deputado federal André Janones (Avante-MG) resolveu confrontá-los nesta quarta-feira (12) com um gesto simples.
Janones foi à Câmara vestindo uma camiseta com a frase "Anistia é o caralho" estampada, enfurecendo a extrema direita. O gesto lembra o do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que foi à abertura dos trabalhos do legislativo em 2025 usando um boné com a frase "O Brasil é dos brasileiros", em resposta a bolsonaristas que estavam usando bonés para bajular o presidente dos EUA, Donald Trump.
Te podría interesar
"Os bolsonaristas querem anistiar o vagabundo do Bolsonaro. Eu quero é que esses GOLPISTAS na cadeia!! Anistia é o caralho", escreveu Janones ao divulgar o vídeo em que aparece com a camiseta. A publicação viralizou.
Confira:
Te podría interesar
Hugo Motta flerta com anistia para golpistas
Após declarar a uma rádio da Paraíba que não considera que houve uma tentativa de golpe no 8 de Janeiro, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu a esposa de Ezequiel Ferreira Luís, que foi condenado a 14 anos de prisão pelo ato e está foragido.
Vanessa foi levada por deputados bolsonaristas com os seis filhos do casal para pressionar Motta a colocar o PL da Anistia, que beneficia diretamente Jair Bolsonaro (PL), em pauta.
"Tivemos hoje uma reunião com o presidente Hugo Motta com a Vanessa, mãe de seis filhos [...]. Posso garantir para vocês que o presidente Hugo Motta está bastante empenhado e sensibilizado em dar andamento à anistia. Então, as notícias que tenho para trazer são bastante positivas", disse o deputado Maurício Marcon (PL-RS), um dos mais radicais apoiadores do ex-presidente nas redes sociais.
Vanessa, juntamente com seus seis filhos, tem sido exposta e usada por bolsonaristas para causar comoção sobre os criminosos condenados pelos atos do 8 de janeiro e aprovar o Projeto de Lei da anistia, que beneficia diretamente o ex-presidente.
"Hugo Motta foi muito solícito a pauta, disse que está conversando com líderes sobre o tema. As colocações responsáveis e equilibradas do presidente Hugo Motta nos conduzem a uma esperança de que seja pautado nesta Casa o PL da Anistia", afirmou o líder da bancada bolsonarista, o deputado Zucco (PL-RS), que divulgou um vídeo com cenas do encontro com Vanessa e os filhos com uma trilha sonora para causar emoção na horda.
Após a reunião com Motta, os bolsonaristas se reuniram em entrevista coletiva para pressionar sobre a pauta. Hugo Motta não divulgou imagens do encontro.