O Brazil Journal é um jornal brasileiro, apesar do nome, considerado uma espécie de "porta-voz" da Faria Lima. A publicação que, apesar do nome, é em português, tem como público alvo os participantes do mercado financeiro e da elite brasileira. Nesta quinta-feira (10), a entidade deu como manchete:
Trump chantageia o Brasil, pressionando Lula e o STF
O uso do termo chantagear é significativo, assim como as citações escolhidas pelo jornalista Giuliano Guandalini, que chega a colocar Paul Krugman, economista associado a setores de esquerda, na matéria.
Leia na Fórum: Nobel de Economia diz que tarifa de Trump contra o Brasil é 'perversa' e 'motivo de impeachment'
A publicação serve de termômetro editorial para o setor financeiro brasileiro.
Simultaneamente, a elite industrial também parece incomodada.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) criticou veementemente a decisão do presidente dos EUA. Para a CNI, essa sobretaxa não tem qualquer justificativa econômica e representa uma ação arbitrária e politicamente motivada.
Ricardo Alban, presidente da CNI, afirmou que "não existe qualquer fato econômico que justifique uma medida desse tamanho, elevando as tarifas sobre o Brasil do piso ao teto".
O Estado de S. Paulo, jornal comumente associado à elite findustrial paulistana, também publicou um editorial de afrontamento contra Trump.
"Trump usa a ameaça de impor tarifas comerciais ao Brasil para obrigar o País a se render a suas absurdas exigências", afirma o jornal.
Na quarta-feira (9), a Frente Parlamentar da Agropecuária, formação mais clara da bancada do boi no Congresso Nacional, emitiu uma nota exigindo uma forte reação diplomática do governo Lula.
A Faria Lima, o agronegócio e a indústria viraram as costas para Bolsonaro após o apoio de Trump. Dias depois de Lula segurar esta placa: