Debandada bolsonarista. Depois dos deputados federais Carla Zambelli (PL-SP) fugir para a Itália e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para os Estados Unidos, agora foi a vez do senador Marcos do Val (Podemos-ES). Em comum, todos estão sendo investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Do Val viajou para Miami, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (23), mesmo tendo o passaporte bloqueado por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
Te podría interesar
A entrada do parlamentar em território estadunidense foi informada por autoridades alfandegárias locais e confirmada pelo próprio senador, em entrevista ao UOL.
Mesmo com a decisão judicial, que manteve o bloqueio do documento, em março de 2025, o senador embarcou em um voo que partiu de Manaus, no Amazonas, usando um passaporte vermelho, que seria o diplomático. Ele havia dito que o documento não estava em sua posse.
O senador foi reconhecido e cumprimentado por tripulantes da aeronave. “Estou dentro da lei, seguindo a lei. Se tinha um bloqueio, como é que eu saí? Tem que perguntar para a Polícia Federal”, disse.
“Só poderiam tirar meu passaporte diplomático se eu tivesse sido acusado pela PGR (Procuradoria-Geral da República), condenado pelo STF, se a condenação tivesse sido validada pelo plenário. Se eu perdesse o mandato, fosse para cadeia, eu entregaria o passaporte. Aconteceu isso? Não. Então quem violou o quê? Eles (ministros) violaram a Constituição”, afirmou, em tom de desafio.
Senador é investigado por vários crimes
O bolsonarista Marcos do Val está sendo investigado por crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, associação para o crime e divulgação de documentos sigilosos. A apuração corre sob sigilo no STF.
O Itamaraty informou desconhecer a viagem e destacou que a responsabilidade é da Polícia Federal. Fontes da instituição confirmaram que o passaporte comum de Do Val foi apreendido e bloqueado desde agosto de 2024, mas o diplomático continuou sob posse dele.
Logo após Bolsonaro ser alvo de operação da PF, Marcos do Val postou um vídeo delirante, atacando Alexandre de Moraes, inclusive com palavrões. Assista:
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.