AJUDA MEU PAI

Eduardo Bolsonaro estende chantagem a Alcolumbre e Hugo Motta

Filho de Bolsonaro diz que é capaz de colocar os dois dentro da Casa Branca desde coloquem em votação a “anistia” a aliados

Eduardo Bolsonaro no Canal Auriverde.Créditos: Reprodução de vídeo
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou em entrevista ao canal Auriverde Brasil nesta sexta-feira (1º), que pode articular uma aproximação entre os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), com integrantes do governo dos Estados Unidos. A proposta, segundo ele, seria viabilizar uma negociação direta para tentar reverter a tarifa de 50% imposta recentemente pelos norte-americanos sobre produtos brasileiros.

“Eu tenho condição de colocar Davi Alcolumbre e Hugo Motta dentro da Casa Branca. A gente bota eles dentro do West Wing para sentar com os mesmos atores que nós estamos falando e que ninguém sabe quem são, boa parte deles”, declarou Eduardo Bolsonaro, referindo-se à ala oeste da sede do governo norte-americano, onde ficam os gabinetes mais próximos do presidente dos EUA.

Condição política

Apesar de defender a abertura de diálogo com Washington, o parlamentar condicionou qualquer avanço nas tratativas a um gesto político do Congresso Nacional. Segundo Eduardo, o início de uma negociação dependeria da votação da chamada “anistia” — uma proposta defendida por setores bolsonaristas que busca extinguir processos judiciais contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na avaliação do deputado, um eventual apoio do Congresso à anistia serviria como sinal político para os interlocutores norte-americanos. Ele afirmou que a possibilidade de acesso aos canais diplomáticos que mantém nos Estados Unidos dependerá da postura dos parlamentares brasileiros diante desse tema sensível.

A fala ocorre em meio a tensões diplomáticas entre Brasil e EUA, intensificadas após aliados de Donald Trump, como o próprio Eduardo, se envolverem em articulações para impor sanções ao ministro Alexandre de Moraes (STF), com base na chamada Lei Magnitsky. A tarifa de 50% anunciada recentemente pelos EUA afetou diretamente setores da indústria brasileira e foi criticada por integrantes do governo Lula e do setor produtivo.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar