A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (21) mostra que a maioria dos baianos aprova a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Realizado de forma presencial entre 13 e 17 de agosto, o levantamento indica que 59% dos entrevistados avaliam positivamente seu governo, enquanto 33% desaprovam. Outros 8% não souberam ou preferiram não responder à questão “você aprova ou desaprova o trabalho que o governador do seu estado está fazendo?”.
Para o cientista político e diretor da Quaest, Felipe Nunes, a aprovação de Jerônimo é “alta”, mas o cenário eleitoral futuro mostra equilíbrio. Segundo a pesquisa, 48% acreditam que ele merece mais um mandato, enquanto outros 48% defendem que não, revelando um ambiente de disputa acirrada.
Te podría interesar
No cenário de intenções de voto para 2026, o candidato da oposição, ACM Neto (União Brasil), aparece na frente com 41%. Jerônimo Rodrigues tem 34%, seguido por João Roma (PL), com 4%, Kleber Rosa (PSOL), com 2%, e José Aleluia (DEM), com 1%. Os números apontam que, apesar da boa avaliação de governo, o atual governador enfrentará um desafio competitivo para se manter no cargo.
Te podría interesar
Leia também:
- Pesquisa eleitoral 2026: governo do estado de SP e a aprovação do Tarcísio, segundo a Quaest
- GO: Caiado lidera com sucessor, mas Marconi Perillo e bolsonarismo embolam corrida para o governo
- PE: João Campos lidera com folga corrida contra Raquel Lyra
- RJ: Castro amarga 41% de desaprovação e 53% não querem sucessor indicado
-