Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
18 de março de 2019, 15h42

24% do país já acha governo Bolsonaro ruim ou péssimo

A aprovação ao governo atual caiu, enquanto a rejeição subiu novamente, passando de 17% para 24%, de acordo com pesquisa XP Ipespe

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A rejeição a Jair Bolsonaro continua aumentando. A quinta pesquisa mensal da série XP Ipespe (XP Investimentos e Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) indica que piorou a percepção da população em relação ao governo atual. Com dois meses e dez dias de gestão, o grupo que considera a administração ruim ou péssima saltou de 17% para 24%, enquanto os que acham o governo bom ou ótimo oscilou três pontos para baixo, de 40% para 37%.

Fonte: XP Investimentos

A diferença entre os que têm avaliação positiva e os com visão negativa caiu de 23 para 13 pontos percentuais. O movimento na expectativa para o restante do mandato foi semelhante: os que esperam uma gestão positiva caíram de 60% para 54%, enquanto os que têm expectativa de uma administração ruim ou péssima são 20%, contra  15% no mês anterior.

Foram feitas 1.000 entrevistas nos dias 11, 12 e 13 de março. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Previdência

Em relação à reforma da Previdência, 64% dos consultados consideram necessárias mudanças no sistema de aposentadorias, mesmo índice de fevereiro. Os entrevistados foram questionados sobre pontos específicos da reforma. A população se divide sobre o estabelecimento de uma idade mínima para a aposentadoria, com vantagem numérica a favor da proposta: 51% concordam totalmente ou em parte com a ideia, enquanto 46% discordam do mecanismo.

Fake news

Rádio, televisão e jornal impresso são as três mídias em que os entrevistados mais acreditam ter contato com informações verdadeiras. Para 64%, 61% e 61%, respectivamente, a maioria das notícias e informações veiculadas nesses meios são verdadeiras.

Na outra ponta estão Facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram. Nesses meios, variou de 11% para 17% a parcela da população que acredita que a maior parte das informações ou notícias veiculadas são verdadeiras.

Acmpanhem aqui a íntegra da pesquisa

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum