61% defendem CPI do Genocídio, diz pesquisa Atlas

56% acreditam que Jair Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade durante a pandemia de Covid-19

Renan Calheiros, relator da CPI do Genocídio - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

Levantamento realizado pelo instituto Atlas Político encomendado pelo Valor Econômico, mostra que a maioria da população defende a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as omissões do governo Jair Bolsonaro na gestão da pandemia de Covid-19, a CPI do Genocídio. A pesquisa ainda aponta que mais da metade dos brasileiros entende que o presidente cometeu crime de responsabilidade em seu mandato.

Dados da pesquisa mostram que 61% concordam com a instalação da CPI. Apenas 31,1% são contra e outros 7,9% não sabem. O presidente Jair Bolsonaro tem feito diversos ataques à comissão e ao relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL). Conforme define o relator, a CPI investiga se houve ou não genocídio no Brasil e seus possíveis responsáveis.

Até o momento, a comissão já ouviu dois ex-ministros da Saúde, Henrique Mandetta e Nelson Teich; o atual titular da pasta, Marcelo Queiroga; o ex-chefe da comunicação do governo, Fabio Wajngarten; e o representante da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo.

Na próxima semana, irão depor o ex-ministro das Relações Internacionais, Ernesto Araújo, e o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde. Nesta sexta, Pazuello conseguiu habeas corpus para poder ficar em silêncio caso seja alvo de perguntas que possam autoincriminá-lo. Para Calheiros, isso não atrapalha as investigações.

Crime de responsabilidade

O levantamento também mostra que 56% da população enxerga que Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade diante da gestão da pandemia de Covid-19. 40,9% afirmam que ele não cometeu e 3,4% não sabem. Já são mais de 100 pedidos de impeachment apresentados contra o presidente, em grande parte por conta da atuação no período pandêmico.

Mais de 430 mil pessoas já morreram em decorrência da doença no país.

Imagem
Imagem