A pedido de Russomanno, Justiça censura pesquisa Datafolha sobre eleições em SP

Pedido ocorre em meio à queda do candidato nas intenções de voto

Celso Russomanno/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A Justiça Eleitoral proibiu a divulgação da pesquisa do Datafolha, feita pelo jornal Folha de S.Paulo, sobre a disputa eleitoral da cidade de São Paulo. A decisão acata pedido da coligação do candidato Celso Russomanno (Republicanos), em queda nas intenções de voto.

"Ao que parece a pesquisa eleitoral ora impugnada está em desacordo com a legislação e a jurisprudência eleitoral”, diz a decisão, que tem caráter provisório. Segundo o jornal, o Datafolha irá recorrer.

Para o juiz eleitoral Marco Antonio Martin Vargas, responsável pelo caso, alguns aspectos da pesquisa não estariam em conformidade com a lei, como a ausência de ponderação dos entrevistados quanto ao nível econômico, irregular fusão de estratos quanto ao grau de instrução dos entrevistados e simulação tendenciosa de segundo turno diante da ausência de simulações sem a presença do candidato à reeleição Bruno Covas (PSDB).

As intenções de voto de Russomanno estão em queda não apenas no Datafolha, mas também em outros levantamentos. Em pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (9), o deputado passou pela primeira vez ao terceiro lugar na disputa, ficando atrás do candidato do PSOL, Guilherme Boulos.

Com uma queda de 8 pontos percentuais em relação à pesquisa de 30 de outubro, Russomanno foi de 20% para 12% e agora aparece na terceira colocação. Boulos se manteve com 13% e roubou a segunda colocação.