Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
04 de abril de 2019, 20h16

Abaixo-assinado “Nazismo é de extrema direita” pede retratação de Bolsonaro e Araújo

Além disso, quer, também, “um pedido de desculpas ao povo brasileiro por fazer o país ser motivo de chacota internacional”

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Indignado com a declaração de Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, e de Jair Bolsonaro, que afirmaram que “Nazismo foi um movimento de esquerda”, Mauro Nadvorny, “cidadão brasileiro e israelense, antifascista militante dos direitos humanos”, como se apresenta, criou o abaixo-assinado “Nazismo é de extrema direita”.

O texto de apresentação da petição diz: Nós, judeus e não judeus brasileiros, estarrecidos diante de suas declarações e de seu chanceler, Ernesto Araújo, de que o Nazismo foi um movimento de esquerda, demandamos

1-A imediata retratação diante da verdade histórica de que o Nazismo foi e é um movimento de extrema direita em concordância com o governo Alemão, renomados historiadores e o Museu do Holocausto de Israel

2-Um pedido de desculpas ao povo brasileiro por fazer o país ser motivo de chacota internacional

3-O envio de uma correspondência oficial da presidência da República ao Yad Vashem que explique as declarações anteriores como equivocadas.

Repúdio

Na segunda-feira (1), o coletivo Judeus pela Democracia havia divulgado uma nota de repúdio às declarações do ministro Ernesto Araújo, ratificadas por Bolsonaro.

A defesa do chanceler, de que o nazismo e o fascismo são “fenômenos da esquerda” é “chocante” por “ignorância, má-fé e cinismo”, diz a nota do grupo, que acusa Araújo e a tentativa do governo de Jair Bolsonaro de promover um “revisionismo histórico”.

Assine aqui


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum