#AbreSTF: Advogados lançam campanha pela liberação total dos arquivos da Spoofing

Fernando Augusto Fernandes e Tânia Mandarino lançaram a ideia durante o Jornal da Fórum desta quarta-feira; confira

O advogado e cientista político Fernando Augusto Fernandes, autor do livro “Geopolítica da Intervenção — a verdadeira história da Lava Jato”, e a advogada Tânia Mandarino, do coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia lançaram nesta quarta-feira (24), em entrevista ao Jornal da Fórum, uma campanha pela abertura total dos dados da Operação Spoofing.

Os arquivos da operação contêm diálogos entre o ex-juiz Sérgio Moro e procuradores da República que mostram os bastidores da Lava Jato e uma série de ilegalidades que foram cometidas pelos agentes do Estado na condução das investigações e nas condenações.

A defesa do ex-presidente Lula conseguiu acesso a esse material através de decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, e tem realizado uma vasta perícia dessas conversas. Augusto Fernandes defende que esses dados sejam públicos.

“É fundamental que este material seja amplamente aberto. Nós já pedimos ao Supremo Tribunal Federal o acesso amplo deste material para jornalistas. Não só em razão do momento histórico em que estamos vivendo, mas por que este material vai ser pesquisado por centenas de anos. Precisamos preservá-lo”, declarou Augusto Fernandes.

“Ninguém tem o direito de ser o curador absoluto deste conteúdo, nem o pleno, nem Zanin, nem ninguém. Ele precisa ir à praça pública”, completou.

“O que está vindo à tona é que a Lava Jato é corrupta. Além de corromper a Constituição e a democracia, usando seus poderes de juízes e desembargadores para fazer política, nós ainda vemos interesses financeiros em volta das delações premiadas”, afirmou ainda.

Mandarino enfatizou a proposta de Augusto Fernandes e deu a ideia da campanha. “Eu sugiro uma campanha pública que deve ser encampada pelos partidos políticos, pelos movimento sociais, pela sociedade em geral. A sua preocupação de que isso não seja trancado nos porões da ditadura é o que temos de mais importante hoje”, afirmou.

“#AbreSTF”, propôs Augusto Fernandes.

O Grupo Prerrogativas anunciou na última semana que pediria também uma abertura desses dados.

O Jornal da Fórum é apresentado pela jornalista Cynara Menezes e vai ao ar de segunda a sexta-feira às 18h no canal da Fórum no YouTube e no Twitch.

Assista:

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.