Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de maio de 2019, 15h56

“Abriram a caixa de Pandora”: Há três anos, Dilma era afastada e Temer assumia a presidência

No dia 12 de maio de 2016, Dilma era afastada e Michel Temer tomava posse como presidente interino do país; ex-presidenta, pelas redes sociais, lembrou da data; "Deu no que deu: ascensão da extrema direita, prisão de Lula e Estado de Exceção"

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Neste domingo (12) completam-se três anos que Dilma Rousseff foi afastada da presidência da República e Michel Temer assumiu como chefe do Executivo brasileiro. Em 12 de maio de 2016, o Senado Federal autorizou a abertura do proceso de impeachment contra a petista por crime de responsabilidade.

Em suas redes sociais, a ex-presidenta rememorou a data e fez um balanço do que aconteceu de lá para cá.

“Hoje o Golpe de 2016, com o impeachment fraudulento que me arrancou da Presidência da República, completa três anos. Nessa data, os golpistas assumiam o poder. A abertura da caixa de Pandora tirou os monstros do armário, jogou economia no buraco, destruiu políticas sociais e inviabilizou o que construímos desde o fim da ditadura. E deu no que deu: ascensão da extrema direita, prisão de Lula e Estado de Exceção”, escreveu Dilma.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também se manifestou no Twitter sobre os três anos do golpe. “Dilma deixava nesta data a Presidência da República e Michel Temer assumia o poder. Depois disso o q vivemos foi desestabilização institucional, retrocessos sociais, democracia abalada e economia no chão. Foi pra isso q deram o golpe?!”

Nesta semana Michel Temer voltou à prisão, acusado de liderar uma organização criminosa que teria negociado propina milionária nas obras da usina nuclear de Angra 3. Ele já havia sido preso três meses após deixar o poder.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum