"Achei muito suspeita a fala do presidente Obama sobre Lula", diz Dilma

Ex-presidenta criticou comentários do norte-americano sobre processos judiciais contra Lula. "Não é usual, não se faz isso sem provas", afirma

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta quarta-feira (18), a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) criticou a entrevista do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no programa de Pedro Bial. Para ela, Obama teve um comportamento "não usual" ao comentar sobre processos judiciais contra Lula.

"Eu achei muito estranha a fala do presidente Obama a respeito do Lula. Não é usual isso. A comparação com Tammany Hall não tem nada a ver. Tammany é o lugar onde se negociava votos nos Estados Unidos, no início dos partidos democratas", afirmou Dilma, em referência ao trecho do livro de Obama que diz que Lula tinha "escrúpulos de um chefão do Tammany Hall".

Em seguida, a ex-presidenta criticou os comentários de Obama na entrevista sobre um dos processos que acusa Lula de corrupção. O petista conseguiu nesta terça-feira (17) a autorização para acessar correspondências trocadas entre Lava Jato e autoridades estrangeiras de países como Estados Unidos e Suíça.

"Acho muito extemporâneo, porque a defesa de Lula andou pedindo os elementos internacionais aos processos que o acusam de corrupção, e não querem dar isso. A defesa pede para ter elementos sobre a acusação e não dão, e aí vem um presidente de outro país e faz ilações a respeito do julgamento de um outro presidente que está em curso e que ele sabe que é cheio de problemas? Não é usual, não é eticamente o comportamento, não se faz isso sem provas, interferir na questão judicial de outro país", criticou a ex-presidenta.

"Eu achei muito suspeito por parte do Obama ter dito aquilo, porque parece que ele está tentando encobrir alguma coisa", completou.

Confira a entrevista completa:

https://www.youtube.com/watch?v=ZqtRYCqHoCY