Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
30 de setembro de 2019, 13h12

Acuado, Dallagnol diz que Lula será obrigado a aceitar regime semiaberto

O procurador disse ainda que está apenas cumprindo a lei ao pedir que o ex-presidente Lula progrida para o regime semiaberto

Foto: Reprodução/YouTube

Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, disse em entrevista à Rádio Jovem Pan, nesta segunda-feira (30), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode decidir se aceitará ou não uma progressão de pena, que o faria passar do regime fechado para o semiaberto. O procurador reiterou que, caso a juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena do petista, conceda a mudança, Lula será obrigado a acatá-la uma vez que é igual a todos os outros presos.

O procurador disse ainda que o Ministério Público está apenas cumprindo a lei ao pedir que Lula progrida para o regime semiaberto. O pedido foi feito pelos procuradores na última sexta-feira (27) à Justiça.

“Quando uma pessoa cumpre os requisitos todos para a progressão de regime não tem só o direito, mas o Estado não pode exercer seu poder de prisão para além do que tem direito. Assim, uma vez cumpridos os requisitos, normalmente os réus pedem a progressão. Se o réu não pedir, é obrigação nossa, do Ministério Público pedir”, explicou em entrevista à rádio Jovem Pan nesta manhã.

“O que estamos fazendo nesse caso é cumprir a lei como faríamos no caso dos demais presos. O ex-presidente Lula, como os demais, deve cumprir nem mais nem menos”, acrescentou o procurador.

De acordo com a defesa de Lula, a decisão sobre o que fazer será tomada em uma nova reunião com o ex-presidente no início da tarde desta segunda.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum