Advogado de Oswaldo Eustáquio ameaça militante feminista por "crime contra a honra" de Bolsonaro

Além de advogado do blogueiro bolsonarista, alvo de inquérito do STF, Ricardo Vasconcellos também teve cargo no governo federal. Vítima denunciou o caso na OAB-DF

Escrito en POLÍTICA el

A militante feminista Zeila Dutra, fundadora do coletivo "Somos Todas Dorcelinas", foi às redes sociais no sábado (5) para compartilhar ameaças que recebeu do advogado Ricardo Freire Vasconcellos em chat privado do Facebook.

Ricardo é advogado do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito sobre atos antidemocráticos. Ele teve prisão domiciliar decretada pelo ministro Alexandre de Moraes em novembro deste ano.

O advogado também é secretário-geral da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). Ele também teve cargo no governo de Jair Bolsonaro.

Até março deste ano, Ricardo ocupava o cargo de diretor do Sistema Nacional de Cultura, na Secretaria Especial da Cultura. Ele foi demitido por Regina Duarte em março deste ano, junto com outros cinco bolsonaristas.

Nas mensagens compartilhadas por Zeila, o advogado diz que ela pode ser enquadrada na Lei de Segurança Nacional por publicações contra o presidente. Em outro trecho, ele diz que ela cometeu crime contra a honra de Bolsonaro ao chamá-lo de fascista.

"Não cometeu né faça o mesmo para ver se também não será enquadrada na lei de segurança nacional. Aliás os Frias também porque aprovaram o texto. Folha vai falir de pagar advogado contra o tanto de ações contra vocês. Podem esperar, o seu perfil já está na lista", diz Ricardo em uma das mensagens.

"Crime sim contra a honra do presidente intencional vamos começar a aplicar a lei em vocês", continua o advogado, compartilhando uma publicação de Zeila no Facebook que diz que o teste positivo da Covid-19 de Bolsonaro "é mais uma farsa do fascista".

Em entrevista à Fórum, Zeila conta que, quando recebeu a ameaça, pensou que o perfil era falso, um dos "robôs" bolsonaristas, conta. Ao investigar a página do advogado, no entanto, percebeu que era verdadeiro. O perfil traz diversas fotos pessoais de Ricardo, sendo uma delas ao lado de Oswaldo Eustáquio.

"Achei que era um robô, mas quando vi o perfil e as publicações, exaltando exercício físico para evitar a Covid, falando que é eleitor norte americano e votou no Trump, fotos pessoais, confirmei que o perfil não era falso. Isso me deixou perplexa, porque moro em uma cidade do interior na fronteira", conta Zeila.

Após as ameaças, a militante fez uma denúncia contra Ricardo na OAB-DF. Zeila também disse que vai fazer um boletim de ocorrência na delegacia de crimes cibernéticos.