Fórumcast, o podcast da Fórum
28 de agosto de 2019, 14h04

Advogados de Dirceu e Vaccari analisam anulação de sentença de Moro no STF para pedir habeas corpus

Determinada pelo ex-juiz federal Sérgio Moro na Lava Jato, a condenação de Bendine foi anulada pela Segunda Turma do STF e fez o processo voltar para primeira instância

José Dirceu (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Advogados que fazem a defesa do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT João Vaccari estão analisando a possibilidade de entrarem com ação pedindo a anulação da sentença a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira (27) que revogou a punição dada pelo ex-juiz Sergio Moro ao ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Aldemir Bendine.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Segundo reportagem do jornal O Globo, o criminalista Roberto Podval, que faz a defesa de Dirceu, elogiou a decisão do Supremo e afirmou que a decisão do STF abre a possibilidade para que seja impetrado um habeas corpus em nome de Dirceu apenas para que a questão seja abordada.

Luiz Flávio Borges D’Urso, advogado do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari, também afirmou que está estudando os casos de seu cliente para avaliar se algum deles se enquadra na hipótese.

Lula
O advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin, disse que poderá lançar um novo recurso na defesa de Lula e cobrará do Supremo Tribunal Federal (STF) o mesmo procedimento aplicado na anulação da condenação nesta terça-feira (27) do ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine.

Determinada pelo ex-juiz federal Sérgio Moro na Lava Jato, a condenação de Bendine foi anulada pela Segunda Turma do STF e fez o processo voltar para primeira instância, por reconhecer que Moro não seguiu o devido processo legal e não garantiu o pleno direito à defesa.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum