Aécio atua nos bastidores para eleição de Lira e irrita João Doria e PSDB paulista

Partido integrava bloco de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tentou emplacar Baleia Rossi (MDB-SP) no comando da Câmara

Foto: Wilson Dias/Agência Aécio Neves - Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Aécio Neves teria sido um dos principais responsáveis por parte do apoio do PSDB ao deputado Arthur Lira (PP-AL) na eleição para presidência da Câmara.

Ao menos oito deputados do PSDB, de um total de 31, são próximos a Aécio. Fontes da sigla afirmaram ao jornal O Globo, no entanto, que Aécio contava com o apoio de quase metade da bancada na eleição de Lira. A votação foi secreta.

O suposto apoio de parte dos parlamentares tucanos a Lira contraria a orientação do partido, já que a legenda integrava o bloco de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tentou emplacar Baleia Rossi (MDB-SP) no comando da Casa.

Aécio teria furado a orientação do partido e orientado parlamentares nos bastidores por conta de sua rivalidade com o governador de São Paulo, João Doria.

Pessoas próximas de Doria afirmaram ao jornal que a ação de Aécio seria uma retaliação às tentativas do governador para tirá-lo da sigla. Em agosto de 2019, quando o PSDB rejeitou o pedido de expulsão do ex-candidato à presidência, Doria afirmou que o “velho PSDB esconde sujeiras” e que iria “até o fim” para expulsar Aécio.