Aécio Neves enfurece bolsonaristas ao apresentar projeto que torna obrigatória vacina do Coronavírus

Pelo projeto do ex-candidato à presidência, quem optar por não ser vacinado sofrerá as mesmas sanções de um eleitor que não vota

Foto: Wilson Dias/Agência Aécio Neves - Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O deputado Aécio Neves (PSDB-MG) foi parar entre os assuntos mais comentados do Twitter, nesta quarta-feira (28) após apresentar projeto na tarde desta terça-feira no qual prevê a punição a quem se recuse a ser vacinado contra o vírus da Covid-19.

Bolsonaristas lotaram as redes sociais com críticas ao deputado por conta da medida.

Pelo projeto do ex-candidato à presidência, quem optar por não ser vacinado sofrerá as mesmas sanções de um eleitor que não vota, não justifica sua ausência e nem paga a multa aplicada pela Justiça Eleitoral.

Se o projeto for aprovado e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) – que já avisou que a vacina do Coronavírus não será obrigatória – quem recusar a vacina não poderá inscrever-se em concurso público, receber remuneração de empresa pública, participar de concorrências, obter empréstimo de bancos estatais e retirar passaporte ou carteira de identidade, entre outras.

“Desnecessário dizer da importância do combate à pandemia Covid-19 por meio de vacinação. Instituições estão pesquisando vacinas e acredita-se que em breve estarão disponíveis para todos. No entanto, é preciso cuidado com a possibilidade de que haja brasileiros que venham a se recusar à vacinação, seja por razões religiosas, filosóficas ou o que seja”, justifica Aécio.

“Se é direito do cidadão negar-se a fazer algo que não esteja devidamente previsto em lei, é dever do Estado assegurar o direito de todos à saúde, e aqui reside o centro que justifica esta proposta normativa. A tarefa do Estado, ao determinar a vacinação, é proteger o direito de todos à vida, e sem esta evidentemente não há sequer opinião, quanto mais direitos”, encerra.

Com informações da coluna Radar, da Veja