O que o brasileiro pensa?
04 de junho de 2020, 17h27

Aglomeração sem proteção: Bolsonaristas carregam Weintraub nos ombros antes do depoimento na PF 

Alvo de inquérito do STF por suposto crime de racismo, ministro da Educação se negou a falar e depôs por escrito na Polícia Federal

Reprodução

Alvo do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura suposto crime de racismo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi carregado nos ombros por apoiadores na tarde desta quinta-feira (4), pouco antes de prestar depoimento na Polícia Federal. 

Ao lado de uma placa com as frases “fora comunismo” e “globalismo”, o ministro fez um breve discurso com um megafone: “A liberdade é a coisa mais importante numa democracia, a primeira coisa que vão tentar calar é a liberdade de expressão”. 

O apoio dos bolsonaristas a Weintraub gerou aglomeração e quase nenhum deles usavam máscaras de proteção. 

No depoimento, Weintraub ficou calado e entregou suas explicações por escrito. Ele é investigado por uma postagem de tom xenófobo contra os chineses. Ele havia tentado suspender o depoimento, mas o pedido foi negado pelo STF.

O ministro ainda é alvo de outro inquérito do Supremo, o que apura a máquina bolsonarista de fake news e ataques às instituições. Na fatídica reunião ministerial de 22 de abril, Weintraub disse que colocaria “os vagabundos” do STF na cadeia. 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum