“Agradar a maioria é fácil. Difícil é proteger as minorias”, diz Lewandowski

Ministro do STF desabafou sobre as críticas de governistas de sua decisão, que submeteu aos sindicatos o aval sobre acordos para suspensão de contrato e redução de salários e de jornada de trabalho durante a pandemia do coronavírus

Ricardo Lewandowski - Foto: Reprodução/STF
Escrito en POLÍTICA el

Criticado por parte do empresariado e por apoiadores de Jair Bolsonaro por decisão que submete ao aval dos sindicatos os acordos para suspensão de contrato e redução de salários e de jornada de trabalho durante a pandemia do coronavírus, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski desabafou.

“Agradar a maioria é fácil. Difícil é proteger as minorias”, disse à coluna de Carolina Brígido na revista Época, em reportagem divulgada nesta quinta-feira (9).

Lewandowski é relator de uma ação que questionou no STF a medida provisória (MP) editada pelo governo federal que permite a suspensão dos contratos e a redução do salário e da jornada.

Em sua decisão, nesta segunda-feira (6), Lewandowski ressalta, no entanto, que se o sindicato consultado não se manifestar em até 10 dias, será considerado automaticamente o aval à negociação individual.

Presidente da corte, o ministro Dias Toffoli deve submeter a decisão de Lewandowski ao plenário do STF na próxima semana.