Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
11 de fevereiro de 2020, 17h22

“Água é um bem mais essencial que a gasolina”, diz Rui Costa a Paulo Guedes

O governador da Bahia criticou as provocações do presidente Jair Bolsonaro sobre o preço do combustível

Ao criticar o presidente Jair Bolsonaro durante o Fórum Nacional de Governadores, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), entrou em rota de colisão com ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta terça-feira (11).

Costa confrontou Guedes ao comentar sobre as provocações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro aos governadores com relação ao preço da gasolina. Segundo o governador da Bahia, o aumento do preço do combustível não tem a ver com impostos, mas com decisões políticas do ex-capitão. “A atual política da Petrobras é uma opção do Governo Federal de diminuir o refino no Brasil e comprar derivados do petróleo do exterior, dolarizando o preço do combustível”, afirmou.

Em seguida, o governador destacou que entende que há bens muito mais importantes para um abatimento fiscal do que a gasolina – citando o caso da água para o semiárido. “Eu gostaria de ver o Governo Federal tirando o PIS/COFINS do abastecimento de água do semiárido nordestino. Tem dois anos que eu retirei o ICMS da água. Não tem porque o Governo Federal cobrar, encarecer o preço da água, do semiárido”, declarou.

“A água é um bem mais essencial do que a gasolina, então seria interessante o Governo Federal reduzir”, propôs. “Só no ano passado, o Governo Federal tirou do estado da Bahia de PIS/COFINS sobre a água mais de R$ 200 milhões”, completou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum