Ala pró-Lula cresce dentro do PSOL

Grupo político liderado por Guilherme Boulos e por Juliano Medeiros, presidente nacional do partido, defende que o PSOL apoie a candidatura do ex-presidente Lula

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Por Miguel do Rosário, n'O Cafezinho

Uma reportagem publicada esta semana, no Estadão, traz uma informação importante para entender as articulações políticas que já começam a ser feitas para as eleições de 2022.

Antes, permitam-me uma digressão sobre o PSOL.

Seria um erro achar, hoje, que o PSOL é uma legenda pequena, cujas decisões não afetarão o grande jogo político para 2022.

O PSOL é pequeno em algumas coisas, mas já se tornou bem grandinho em outras.

Em 2020, foi o partido de esquerda que mais registrou crescimento nos legislativos municipais, uma tendência que vem se repetindo há várias eleições.

Em várias capitais, o PSOL se tornou uma das legendas mais expressivas na Câmara dos Vereadores. No Rio, por exemplo, o PSOL tem hoje sete vereadores, a maior bancada entre todos os partidos, junto com Republicanos e Democratas, que elegeram o mesmo número.

O vereador Tarcísio Motta (PSOL) foi o mais bem votado da cidade em 2020, com 86 mil votos, ultrapassando Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do presidente Jair Bolsonaro, e um dos coordenadores da comunicação do presidente Bolsonaro. Em 2016, o bolsonarista ficou em primeiro lugar, deixando o psolista em segundo. 

A vitória de Motta sobre Carluxo é, obviamente, uma vitória simbólica muito importante do campo progressista sobre o movimento bolsonarista.

Em São Paulo, maior cidade do país, o PSOL triplicou o número de vereadores; de 2 eleitos em 2016 para 6 neste ano, e se tornou a terceira maior bancada da Câmara Municipal de São Paulo. O PSDB e o PT permanecem sendo os partidos com as maiores bancadas, com 8 vereadores cada, mas ambos perderam cadeiras: em 2016, o PSDB tinha 11 e o PT, 9 vereadores.

Mas a principal força política do PSOL hoje é a pujança de seus quadros nas redes sociais.

Guilherme Boulos e Marcelo Freixo têm hoje redes que, em alguns momentos, atingem números superiores aos de Bolsonaro, Lula e Ciro, ou seja, ocupam o topo do ranking dos políticos com redes mais movimentadas no país.

Boulos hoje aparece nas pesquisas para o governo de São Paulo empatado na liderança com quadros tradicionais, como Alckmin e Marcio França.

Diversos deputados federais, estaduais e vereadores do PSOL têm redes muito fortes. Nos rankings de parlamentares com maiores redes, o PSOL sempre tem um lugar de destaque.

Num ambiente eleitoral onde as redes sociais se tornaram determinantes para construir ou desconstruir candidatos, é óbvio que esses números serão relevantes na campanha presidencial.

Voltando à reportagem, ela informa que o grupo político liderado por Guilherme Boulos, ex-candidato do partido à presidência da República, e que chegou ao segundo turno nas eleições municipais na capital paulista, e por Juliano Medeiros, presidente nacional do partido, e Ivan Valente, deputado federal, defendem que o PSOL apoie a candidatura do ex-presidente Lula.

A reportagem do Estadão apurou que Juliano Medeiros tem votos e apoio suficientes para permanecer como presidente do partido.

Segundo o Estadão, esse grupo hoje já tem hegemonia dentro do partido, e Boulos trabalha para ampliar essa tendência, com a filiação de militantes sem-teto em várias cidades.

Boulos está filiado na corrente do PSOL mais alinhada com essa linha de aproximação com o PT, a Revolução Solidária, a qual também pertence Ivan Valente.

Entre as correntes contrárias a essa linha, e que defende uma candidatura própria do PSOL à presidência da república, há o Movimento Esquerda Socialista (MES), ao qual pertence a deputada federal Samia Bomfim (SP).

“Desde que recuperou seus direitos políticos, o Lula sinaliza mais para o Centrão e a direita liberal do que à esquerda. Seria irresponsabilidade o PSOL não apresentar um nome próprio”, disse Bomfim à reportagem.

O MES lançou a pré-candidatura do deputado federal Glauber Barga à presidência da República.