Alckmin é o único tucano que gosta de pobre, teria dito Lula sobre compor chapa

O ex-governador de São Paulo está praticamente de saída do PSDB e as negociações para compor com o petista envolveriam sua ida para o PSB

Geraldo Alckmin e Lula (Arquivo/EBC)
Escrito en POLÍTICA el

Para além das conversas entre lideranças partidárias sobre uma suposta chapa presidencial com Lula (PT) e Geraldo Alckmin, que está de saída do PSDB, o próprio ex-presidente seria o maior "entusiasta" da possibilidade, segundo informações da jornalista Thais Oyama publicada em sua coluna no portal UOL nesta sexta-feira (5).

Segundo a jornalista, Lula já teria dito a aliados que, apesar dos embates políticos do passado, "sempre" gostou do ex-governador e que Alckmin seria "o único tucano que gosta de pobre".

Ambos já teriam se encontrado ao menos três vezes este ano para discutir a possibilidade. A maior rejeição de Lula está justamente em São Paulo, estado que Alckmin já governou por 12 anos, em mandatos diferentes. Uma ida do tucano para o PSB seria uma das condições para viabilizar a chapa.

De acordo com Thais Oyama, Alckmin teria dito a aliados que Lula não é uma ameaça à democracia como Bolsonaro e que a "atitude extrema" de estar ao lado dele seria justificada pela oposição ao presidente. A maior dificuldade para o avanço dessas conversas, no entanto, seria o fato de que o ex-governador teria interesse em, mais uma vez, disputar o Palácio dos Bandeirantes.

Fórum repercutiu suposta chapa Lula-Alckmin em abril

Em edição do “Fala, Rovai”, publicado em abril deste ano, o diretor da Fórum, Renato Rovai, comentou sobre o assunto. À época, a presidenta nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffman (PR), não descartou tal alianças, mas firmou que no momento o foco era articular as forças para derrubar Bolsonaro.

Essas articulações vão ao encontro do que o pré-candidato ao governo de SP, Fernando Haddad (PT), declarou em encontro com trabalhadores da saúde de que, apesar de gostar de Guilherme Boulos (PSOL), os seus programas políticos são distintos e que tem conversado com Alckmin nos últimos tempos.

Em entrevista recente ao programa Fórum Onze e Meia, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) afirmou que existem conversas sendo feitas em São Paulo, mas que ainda é muito cedo para se falar em candidaturas à vice.

“Eu não posso assegurar que esse debate está sendo feito, mas posso afirmar que… O PSB tem um quadro muito importante em São Paulo que é o Marcio França, que está conversando tanto com o Lula quanto com o Haddad, e o Marcio França conversa muito com o ex-governador Geralmente Alckmin. O Alckmin não tem mais espaço no PSDB, ele toparia dialogar conosco em torno de um programa que o Lula vai representar nessa disputa nacional que está sendo construído pelo PT e PSB? Se topa, eu não vejo problema nenhum ele se sentar na mesa e discutir”, disse Guimarães.