Fórumcast, o podcast da Fórum
10 de junho de 2018, 18h49

Alckmin tem desempenho pífio na comparação com outros candidatos tucanos

Desempenho do ex-governador de São Paulo é comparável somente ao de Mário Covas na eleição de 1989

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), de fato, não decola. Seu desempenho nas pesquisas eleitorais deste ano é o pior para um candidato tucano à presidência em quase três décadas30 anos. Faltando quatro meses do pleito, o ex-governador de São Paulo atingiu somente 7% das intenções de voto, no levantamento do Datafolha, divulgado neste domingo (10).

O número é comparável apenas ao de Mário Covas (PSDB), que tinha 5% na eleição de 1989. Ele terminou aquela eleição presidencial em quarto lugar. A avaliação dos tucanos, segundo matéria da Folha de S.Paulo, é que Alckmin foi vítima do desgaste sofrido pelo partido nos últimos anos e pela multiplicação de candidaturas de centro e de direita.

Quando disputou a presidência em 2006, Alckmin tinha 29% na pesquisa do Datafolha, veiculada em junho. Ele estava atrás do então presidente Lula, com 46%, e à frente de Heloísa Helena (PSOL), com 6%.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum