Alencar Santana sugere criação de CPI para apurar omissões de Salles na região amazônica

Para o deputado, ministro defende interesses de empresas privadas e o delegado da PF, Alexandre Saraiva, foi punido por “agir conforme a lei”

O deputado federal Alencar Santana - Foto: Agência Câmara
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) sugeriu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as omissões do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no combate à extração de madeira e na grilagem de terras na região amazônica.

A sugestão foi feita durante audiência pública, nesta segunda-feira (26), na Comissão de Legislação Participativa (CLP) e Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH) da Câmara dos Deputados.

Na oportunidade, o delegado da Polícia Federal, Alexandre Saraiva, retirado da PF do Amazonas após apresentar notícia-crime contra Salles, deu esclarecimentos sobre as razões que o motivaram a tomar tal atitude.

“Existem claras violações criminais” na conduta do ministro, disse Santana. Para ele, Salles defende interesses de empresas privadas e Saraiva foi punido por “agir conforme a lei”.

“Por isso, é necessária a abertura de uma CPI para apurar tudo isso com mais profundidade”, defendeu o deputado, se referindo, especialmente, às ocorrências de extração de madeira e grilagem de terra na região amazônica.

Ação de criminosos

Durante a sessão, Saraiva afirmou que “o ministro tornou legitima a ação de criminosos” na Amazônia, ao comentar sobre a denúncia apresentada contra Salles. O delegado afirmou que houve um aumento da grilagem no último período.

“Em linhas gerais, é isso que me motivou a fazer a notícia-crime”, afirmou. Na ação apresentada ao STF, o ex-chefe da PF amazonense mencionou dois crimes: advocacia administrativa e impedir ou embaraçar investigação de infração penal que envolva organização criminosa.