Alexandre de Moraes pode se declarar impedido em julgamento de milícia digital bolsonarista

Articulação vem dos próprios ministros do STF, preocupados em evitar questionamentos que impeçam a continuidade das apurações

Alexandre de Moraes - Foto: Antônio Cruz/Agência BrasilCréditos: STF
Escrito en POLÍTICA el

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm conversado internamente sobre a possibilidade de Alexandre de Moraes se autodeclarar impedido para julgar futuras ações judiciais relacionadas ao inquérito das fake news. Moraes é relator da investigação sobre a milícia digital que propaga notícias falsas e faz ameaças a quem considera “inimigos” de Jair Bolsonaro.

De acordo com os membros da Corte, atitude seria a mais correta, já que Moraes participou diretamente da produção de provas no inquérito. O julgamento que decidirá se a investigação sobre fake news está dentro dos parâmetros legais está marcado para a próxima quarta-feira (10). A informação é do Painel, da Folha de S.Paulo.

Segundo o jornal, articulação dos ministros para que Moraes se declare impedido demonstra preocupação em evitar possíveis questionamentos sobre a imparcialidade do julgamento, criando um consenso na condução do inquérito para garantir a continuidade das apurações.

O acordo que está sendo articulado entre ministros tem o aval do presidente do STF, Dias Toffoli. A decisão desta terça-feira (2) de Moraes, que permitiu que advogados dos investigados tenham acesso ao inquérito sigiloso, já demonstraria uma mudança na condução do inquérito.