Alexandre de Moraes solicita à PGR manifestação sobre pedido de afastamento de Ricardo Salles

Os autores do pedido usam como argumento a informação de que o ministro não entregou à PF seu celular, mesmo que o aparelho tenha sido alvo de mandado de busca e apreensão

Ricardo Salles - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou, nesta sexta-feira (4), que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste a respeito de um pedido, apresentado à Corte, de afastamento de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, de acordo com informações de Mariana Muniz e Aguirre Talento, em O Globo.

O processo apura ações do ministro do Meio Ambiente, no âmbito da Operação Akuanduba, autorizada por Moraes. Antes de decidir sobre o pedido, ele pediu a avaliação da PGR.

Os autores do pedido de afastamento do ministro utilizam como argumento a informação de que Salles não entregou o aparelho de celular à Polícia Federal (PF). O equipamento foi alvo de mandado de busca e apreensão.

Improbidade

“Ao ocultar seu celular e mudar o número de telefone no curso das investigações, delas tendo ciência, o noticiado, que como Ministro tem dever legal de cumprir ordens judicias de outros Poderes, incorreu, em tese, em tipos penais e de improbidade administrativa, visando obstruir a aplicação da lei penal e embaraçando a investigação de organização criminosa transnacional”, diz a ação.

A PGR tem cinco dias para se manifestar sobre o pedido.