Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
29 de junho de 2018, 10h34

Alexandre de Moraes sorteado para relatar pedido de liberdade de Lula

A indicação do ministro foi feita na tramitação do processo, nesta sexta-feira, por sorteio eletrônico pelo sistema do STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, será o relator do pedido de soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contra a decisão do ministro Edson Fachin que remeteu ao plenário da Corte o julgamento de um pedido de liberdade de Lula.

A indicação do ministro foi feita na tramitação do processo, nesta sexta-feira (29), por sorteio eletrônico pelo sistema do STF, excluído o ministro Fachin, já que foi ele o autor da decisão contestada.

O recurso de Lula foi liberado por Fachin, nesta quinta-feira (25), para ser julgado em plenário composto pelos 11 ministros do STF.

A defesa de Lula entrou com um recurso contra a decisão de Fachin, afirmando que o caso deve ser julgado pela 2ª Turma do STF, colegiado de cinco ministros.

Para o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, “a Reclamação deve ser julgada dentro do órgão que teve a sua competência usurpada, que no caso é a Segunda Turma. A lei não deixa qualquer dúvida sobre esse critério de distribuição (CPC, art. 988, parágrafo único). Já pedimos a correção ao ministro Alexandre de Moraes para que novo Relator seja sorteado dentro da Segunda Turma e possa apreciar o pedido de liminar com a brevidade que o caso requer”, alertou.

Na 2ª Turma Fachin tem sido voto vencido em decisões favoráveis a réus da Lava Jato, como, por exemplo, a suspensão da pena de prisão do ex-ministro José Dirceu (PT) e do ex-assessor do PP João Cláudio Genu.

Também integram a 2ª Turma os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Com informações do UOL


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum