Entrevista exclusiva com Lula
15 de março de 2019, 18h11

Alexandre de Moraes suspende acordo Lava Jato-Petrobras-EUA e bloqueia dinheiro depositado em Curitiba

“Os procuradores, em princípio, exorbitaram das atribuições que a Constituição Federal delimitou para os membros do Ministério Público”, declarou o ministro do STF

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (15) suspender todos os efeitos do acordo entre a força-tarefa da Lava Jato, a Petrobras e o Departamento de Justiça dos EUA, que visava a criação de uma fundação para gerir R$ 2,5 bilhões da empresa.

De acordo com informações de Daniela Lima, da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, Moraes também interrompeu a tramitação de todas as outras ações que questionam o acordo e intimou os envolvidos no trato a prestarem informações à Corte dentro de, no máximo, dez dias.

O ministro determinou o bloqueio de todos os valores que foram depositados na conta da 13ª Vara Federal de Curitiba e submeteu qualquer movimentação desse dinheiro à “expressa decisão do Supremo Tribunal Federal”.

“Autoridades brasileiras”

Na decisão, Moraes declara que “em que pese ser meritória a atuação dos agentes públicos na condução dos inquéritos e ações penais da Operação Lava Jato, bem como nos propósitos externados no acordo, os procuradores, em princípio, exorbitaram das atribuições que a Constituição Federal delimitou para os membros do Ministério Público”.

“Importante destacar, ainda, que os termos do acordo realizado entre a Petrobras e o governo norte-americano, além de não indicarem os órgãos do MPF/PR como sendo as ‘autoridades brasileiras’ destinatárias do pagamento da multa, igualmente jamais indicaram a obrigatoriedade ou mesmo a necessidade do depósito dos valores ser realizado perante a 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba”, acrescenta o ministro.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum