Fórumcast #20
13 de agosto de 2019, 07h07

Alexandre Frota deve ser expulso hoje do PSL; destino será o PSDB ou o DEM

Crítico ao governo Jair Bolsonaro e metido em rusgas com medalhões do partido, como o senador Major Olímpio, Alexandre Frota deve ter sua expulsão oficializada nesta terça-feira (13)

Alexandre Frota divulga imagem e alfineta Eduardo Bolsonaro (Montagem)
O presidente do PSL, Luciano Bivar (PE), adentrou no movimento já em curso dentro de seu partido para expulsar o deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP). A articulação é justificada pelas críticas do deputado a Jair Bolsonaro e seu governo, sendo a expulsão um sinal para o Planalto de que o partido estabelece limites na expressão dos parlamentares. Caso será analisado nesta terça-feira (13) pelo Conselho de Ética da sigla.

Integrantes da sigla ouvidos pelo Painel, da Folha, alegam que a expulsão seria vantajosa para o deputado, pois Frota não poderia ser acusado de infidelidade partidária. Apesar de ter votado a favor da reforma da Previdência no primeiro turno, o deputado se absteve no segundo, contrariando a orientação do partido. Ainda, ele criticou a indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada nos EUA e disse que o Brasil fica “mais tranquilo” com Bolsonaro calado.

A aposta dos parlamentares do PSL é de que Frota migrará para o PSDB, como já havia sugerido a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), que também faz parte do movimento pela expulsão de Frota. “Tem muita gente no PSL que é na verdade PSDB. Que mudem logo de partido”, disse. O DEM também já mostrou interesse no deputado.

Veja também:  #MoroMente: Juristas promovem ato em São Paulo para denunciar violações de Moro

Além de Luciano Bivar, Zambelli não é a única do partido a solicitar a expulsão do ex-ator. Major Olímpio chegou a acionar o Conselho de Ética para avaliar uma punição a Frota, após ele ter criticado membros do partido nas redes sociais. Segundo aliados de Frota, a lista dos parlamentares que querem expulsá-lo do PSL seria composta atualmente pelo presidente do partido, Luciano Bivar, Major Olímpio, pelas deputadas federais Carla Zambelli (SP), Caroline di Toni (SC) e Bia Kicis (DF) e pelo deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP).


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum