Ampla maioria dos evangélicos prefere Lula a Bolsonaro, diz Datafolha

Pesquisa revelou que para esse grupo religioso, visto pelo resto da população como apoiadores incondicionais do atual presidente, líder petista tem ampla vantagem eleitoral

Jair Bolsonaro (Presidência da República) e Lula (Ricardo Stuckert) - Edição de imagens
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20) mostrou que Lula é considerado o melhor presidente da História do Brasil para 43% dos evangélicos, um grupo social amplamente visto pelo restante da população como ligado a Jair Bolsonaro, embora apenas 19% desses eleitores tenham preferido o atual ocupante do Palácio do Planalto.

Quando o questionamento se inverte e a pergunta é sobre o pior presidente que já governou o país, o líder extremista de direita assume a diante, citado por 35% dos entrevistados, enquanto 25% classificaram Lula dessa maneira.

Ainda que entre os evangélicos a preferência por Lula seja menor que na média geral entre os brasileiros como um todo, os números muito maiores dos que aqueles que escolheram Bolsonaro mostram que esse grupo social não é formado por um eleitorado fiel ao atual mandatário.

Nos dados gerais, entre todos os recortes populacionais e em todas as regiões do Brasil, a opinião de que Lula foi o melhor governante do país em todos os tempos sobe para 51%, enquanto só 11% de todos os ouvidos optaram por Bolsonaro. Já Fernando Henrique Cardoso aparece na lista em 3° lugar, com 7%, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek surgem 4%, enquanto José Sarney, João Batista Figueiredo, Dilma Rousseff, Tancredo Neves, Itamar Franco e Jânio Quadros atingiram 1% cada.