Analista do mercado fala em "revisar fortemente para baixo" o PIB de 2020

O economista André Perfeito ainda ressaltou ainda que o Brasil vive a pior recessão da história, com uma recuperação mais lenta até mesmo do que na grande crise de 1929.

O economista André Perfeito (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

O economista André Perfeito, sócio da consultoria de investimentos Neocon, divulgou um comunicado nesta quarta-feira (4) após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,1% em 2019 afirmando que para este ano, o índice deve ser revisto "fortemente" para baixo.

"Por todos estes resultados iremos revisar fortemente para baixo o PIB de 2020 (mandaremos em breve a nova projeção) e reafirmamos a perspectiva de corte de juros mais agressivo este ano com um ciclo total de 100 pontos base de corte", diz o economista, ao citar dados do ano passado.

No Twitter, o economista ainda ressaltou que o Brasil vive a pior recessão da história, com uma recuperação mais lenta até mesmo do que na grande crise de 1929.

"Pior recessão da história. Estamos ainda 4% abaixo do início da crise o os dados apontam que este ano o PIB deve vir neste patamar mais uma vez. Tentei ficar otimista, mas…", tuitou.

https://twitter.com/perpheito/status/1235191996463144960

Leia a nota na íntegra

PIB vem em linha, mas com composição muito pior
Necton | Comentário André Perfeito

O PIB veio em linha com as expectativas em 0,5% na margem (nossa projeção era 0,6%), mas a primeira leitura dos dados veio muito pior que o esperado. Trabalhávamos com a hipótese que a Formação Bruta do Capital Fixo mantivesse o bom resultado, no entanto foi uma decepção os números apresentados.

Após surpreender positivamente no 2º e no 3º trimestres, quando subiu 2,6% e 1,3% respectivamente, a Formação Bruta praticamente entregou todo o resultado caindo 3,3% no 4ºT. Não fosse a expansão dos gastos do governo em 0,4% e do setor externo em expansão teríamos um péssimo resultado.

Vale notar que trabalhávamos também com um melhor resultado do Consumo das famílias, algo que não se confirmou. Após ter subido 0,7% no 3ºT agora o crescimento foi menor, 0,5%.

Por todos estes resultados iremos revisar fortemente para baixo o PIB de 2020 (mandaremos em breve a nova projeção) e reafirmamos a perspectiva de corte de juros mais agressivo este ano com um ciclo total de 100 pontos base de corte.