André Mendonça diz que governo Bolsonaro estuda recriar Ministério da Segurança Pública

Desde que assumiu o posto que antes era comandado por Sérgio Moro, o ministro tem transformado a pasta em um órgão investigativo do presidente

André Mendonça e Jair Bolsonaro - Foto: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmou nesta sexta-feira (3) que o presidente Jair Bolsonaro ainda avalia a possibilidade de recriar o Ministério da Segurança Pública. O ex-advogado geral da União disse que está fazendo uma "análise" sobre o tamanho da pasta.

“Eu me comprometi [a fazer], e estou fazendo, uma análise de gestão do tamanho do ministério. Se, de algum modo, ele funcionaria melhor com uma divisão entre Justiça e Segurança Pública. A partir desta primeira avaliação, [vou] construir cenários ouvindo aos atores envolvidos [e pesando] os prós e contras de cada situação. E então apresentar ao presidente essas avaliações para que ele [presidente] possa tomar a melhor decisão para a política pública e para os cidadãos”, afirmou Mendonça.

O ministro assumiu a Justiça após a tumultuada saída de Sérgio Moro e tem feito a pasta funcionar quase como um órgão investigativo especial de Bolsonaro ao fazer a defesa pessoal do presidente Jair Bolsonaro e de ministros, como o ex-ministro Abraham Weintraub, e ataques a detratores.

“A questão não é se divide ou não o ministério, mas como estruturamos um ou dois ministérios dentro de um conceito de boa governança pública”, completou o ministro, dizendo que seria "irresponsável" pensar sobre o tema em meio à pandemia.

Em sua cerimônia de posse na Justiça, Mendonça afirmou que Bolsonaro "tem sido há 30 anos um profeta no combate à criminalidade” e prometeu ser "um fiel missionário da sua mensagem".

Com informações da Agência Brasil