Fórumcast, o podcast da Fórum
26 de fevereiro de 2019, 17h20

Antifascistas abafam manifestação da extrema-direita contra Jean Wyllys em Portugal

Um homem ligado ao PNR, partido de extrema-direita português, tentou, sem sucesso, atirar ovos contra Jean Wyllys enquanto o ativista brasileiro palestrava em uma universidade em Coimbra; na parte de fora, mais de 200 manifestantes antifascistas acabaram com o ato dos direitistas e chegaram a atirar purpurina contra o rosto de um dos líderes

Reprodução/Twitter

Mais de 200 manifestantes com bandeiras antifascistas abafaram na tarde desta terça-feira (26), em Coimbra (Portugal), um ato da extrema-direita contra o ex-deputado federal brasileiro Jean Wyllys, que ministrou uma palestra sobre discurso de ódio e fake news na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

Enquanto Wyllys palestrava, dois homens ligados ao PNR, partido da extrema-direita portuguesa, que estavam na platéia, tentaram atirar ovos contra o ex-deputado. Seguranças do evento, no entanto, impediram que os ovos atingissem Wyllys e expulsaram os agressores. O brasileiro, por sua vez, ironizou a situação e sugeriu fazer uma omelete com os ovos que foram atirados.

Em meio aos gritos da platéia para que os seguranças expulsassem os direitistas, Wyllys ainda disparou: “Não peçam para tirar. Nunca tive medo dos covardes (…) Qualquer fascista covarde, que se queira manifestar, em vez de atirar ovos ou tiros, por favor, vamos aos argumentos. Levantem-se, manifestem-se, falemos”.

Do lado de fora da universidade, os mais de 200 manifestantes antifascistas, que ainda erguiam bandeiras com referência à Marielle Franco e à liberdade do ex-presidente Lula, acabaram com o pequeno ato dos militantes do PNR, que criticavam Jean Wyllys e pediam o fim do “marxismo cultural”. Eram, ato todo, 12 direitistas contra as centenas de manifestantes que apoiavam o deputado brasileiro.

Um dos que integravam a frente de apoio a Wyllys, em um momento, chegou a atirar purpurina colorida do rosto de Vitor Ramalho, líder do PNR que chegou a ser candidato a deputado nas últimas eleições portuguesas.

Nesta quarta-feira (27), Jean Wyllys segue para a capital Lisboa, onde ministrará outra palestra sobre discurso de ódio e fake news.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum