Anúncio de Bolsonaro sobre medida contra máscaras surpreende equipe de Queiroga

Assessores do ministro afirmaram a colunista do Metrópoles que não estavam esperando

Foto: Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

A equipe do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi pega de surpresa com o anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro de que ele e o ministro pretendem desobrigar o uso de máscara de proteção a pessoas que já foram vacinadas contra a Covid-19 ou que já tenham sido infectadas pela doença do coronavírus.

Assessores de Queiroga afirmaram ao colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, que nunca haviam ouvido falar na possibilidade. Isso contraria, de certa forma, o que disse Bolsonaro.

“Acabei de conversar com Queiroga e ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados para tirar esse símbolo que obviamente tem a sua utilidade para quem está infectado”, disse Bolsonaro em discurso.

A medida contraria todos os protocolos utilizados ao redor do mundo para conter o avanço do coronavírus, já que a maioria da população deve estar vacinada – o que não é o caso do Brasil – para que se atinja um grau seguro de imunidade. Além disso, o presidente mente ao afirmar que máscara “tem sua utilidade para quem está infectado”, já que ela protege quem não tem a doença de se infectar. Além disso, já é comprovado que é possível uma pessoa ser infectada pela Covid-19 mais de uma vez.