Após anúncio de Baleia Rossi, partidos de oposição afirmam que "continuarão buscando unidade na ação"

Maior partido do bloco comandado por Maia, o PT era o mais resistente à indicação de Baleia Rossi à presidência da Câmara; Gleisi afirmou que decisão da oposição será tomada coletivamente

Reunião de partidos de oposição realizada em outubro de 2019 | Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O bloco de partidos de oposição que compõe a chamada “União da Democracia e da Liberdade” formada diante da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados lançou nota nesta quarta-feira (23) para comentar sobre a escolha do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) como o representante do bloco.

Segundo nota divulgada por PT, PSB, PDT e PCdoB, as legendas foram informadas durante a tarde que Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) havia desistido da pré-candidatura e que colocava Baleia Rossi (MDB-SP) como o candidato do bloco.

Por conta da situação o atual presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) marcou uma reunião dos partidos com Rossi para próxima segunda-feira (28) "para que ele possa nos apresentar as propostas e compromissos de procedimentos que nortearão sua candidatura à presidência da Casa".

"Nossos partidos continuarão buscando unidade na ação para garantir a defesa da democracia, a independência do Poder Legislativo, a derrota do autoritarismo e do obscurantismo e a proteção dos direitos do povo brasileiro", finaliza a mensagem.

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), usou as redes sociais para comentar sobre a eleição e disse que o PT só irá se posicionar sobre a situação após se reunir com os partido de oposição.

"O PT só vai decidir sua candidatura à presidência da Câmara ao fim de um debate com os partidos de oposição. Continuará buscando unidade de ação para garantir defesa da democracia, independência do Legislativo, derrota do autoritarismo e obscurantismo e os direitos do povo brasileiro", escreveu a parlamentar no Twitter.

Maior partido do bloco , o PT vinha sendo o principal opositor da indicação de Rossi para o comando da aliança. O deputado é presidente nacional do MDB. O partido defendia que as siglas de oposição lançassem uma pré-candidatura para ser avaliada pelo bloco junto às de Rossi e Ribeiro, mas isso parece não ter se concretizado.

Após a mensagem da oposição e a reação de Gleisi, Rossi foi ao Twitter pregar o diálogo com o campo progressista. "Vou conversar com todos os partidos do campo progressista. Respeito e reconheço nossos pontos divergentes. O importante é focar na defesa da independência da Câmara. Nossa #frenteampla é em defesa intransigente da Democracia, pois temos 'ódio e nojo à ditadura'", escreveu.

Quem também foi às redes comentar sobre o caso foi o deputado federal Orlando Silva (PCdoB), confirmando a candidatura de Rossi. "URGENTE! Baleia Rossi será o candidato da frente democrática na Câmara. Construir a Frente foi o primeiro passo. A escolha do candidato, o segundo. Será uma longa caminhada até 02/02. Seguiremos na defesa da Democracia e da independência da Câmara. Derrotaremos Bolsonaro!", tuitou.

CONFIRA A NOTA:

Comunicado dos partidos de oposição - PT/PSB/PDT/PCdoB

Nesta tarde, nossos partidos - PT/PSB/PDT/PCdoB - se reuniram com o Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Rodrigo Maia, para tratar da sucessão na presidência da Casa. Na ocasião, fomos comunicados que o Dep Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), num gesto de desprendimento, abriu mão de sua pré-candidatura em favor do Dep Baleia Rossi (MDB/SP). Diante disso, fomos informados de que o candidato apresentado pelos partidos de seu grupo é o Dep Baleia Rossi (MDB/SP). Ato contínuo, o Presidente Rodrigo Maia solicitou aos nossos partidos uma reunião com o Dep Baleia Rossi para 2ª-feira, 14h, para que ele possa nos apresentar as propostas e compromissos de procedimentos que nortearão sua candidatura à presidência da Casa. Nossos partidos continuarão buscando unidade na ação para garantir a defesa da democracia, a independência do Poder Legislativo, a derrota do autoritarismo e do obscurantismo e a proteção dos direitos do povo brasileiro.

Presidentes e Líderes de PT/PSB/PDT/PCdoB

https://twitter.com/gleisi/status/1341837127315845124
https://twitter.com/orlandosilva/status/1341842146492637184
https://twitter.com/Baleia_Rossi/status/1341849359135195137