Após bate-boca, sessão no Senado é suspensa e será retomada neste sábado

A decisão foi anunciada pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), cuja legitimidade para presidir a votação foi questionada por parlamentares por ser ele próprio candidato à presidência do Senado

Plenário do Senado inicia a votação para escolha do novo presidente.
Escrito en POLÍTICA el
[caption id="attachment_165786" align="alignnone" width="700"] Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil[/caption] Após bate-boca e tumulto, a sessão que iria eleger o novo presidente do Senado foi suspensa e será retomada neste sábado (2), às 11 horas da manhã. A decisão foi anunciada pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), cuja legitimidade para presidir a votação foi questionada por parlamentares por ser ele próprio candidato à presidência do Senado. Alcolumbre concordou em passar a condução dos trabalhos para o senador mais idoso, José Maranhão (MDB-PB), desde que este se comprometa a manter o resultado da votação que decidiu que a eleição do novo presidente da Casa deve se dar por voto aberto. Os apoiadores de Renan Calheiros (MDB-AL), candidato a um quinto mandato à frente do Senado, defendem o voto secreto. Uma votação aberta e nominal poderia enfraquecer a candidatura de Renan, que enfrenta resistência da opinião pública. Os senadores Kátia Abreu (PDT-TO) e Eduardo Braga (MDB-AM), bem como o próprio Renan, defenderam calorosamente o voto secreto ao longo da sessão. Quando a proposta do voto aberto venceu, Kátia Abreu subiu na tribuna e exigiu que Alcolumbre cedesse o lugar a José Maranhão. Ela chegou a ‘roubar’ uma pasta do senador do DEM, recusando-se a devolvê-la enquanto ele não atendesse ao pedido. Renan Calheiros também se envolveu em uma confusão com Tasso Jereissati (PSDB-CE), outro adversário na disputa pelo Senado. Ele avançou para Jereissati chamando-o de “seu merda” e teve que ser contido. “Você vai para a cadeia”, rebateu o senador tucano.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.