Fórumcast, o podcast da Fórum
23 de maio de 2019, 22h51

Após Bolsonaro, abaixo-assinado e evento no Facebook querem Moro fora de conferência em Portugal

Já há uma mobilização intensa entre portugueses nas redes sociais no sentido de cancelar a participação do ministro da Justiça nas Conferências do Estoril

Foto: Reprodução

Depois das pressões que fizeram com que Jair Bolsonaro fosse impedido de receber homenagem em Nova Iorque, nos Estados Unidos, agora é a vez de Sérgio Moro passar por experiência semelhante.

Já há uma mobilização intensa entre portugueses nas redes sociais no sentido de cancelar a participação do ministro da Justiça de Bolsonaro nas tradicionais Conferências do Estoril, em Cascais, Portugal, que acontecem no próximo dia 28.

Uma petição na internet lembra que Moro não foi nada justo na forma como tratou o julgamento do ex-presidente Lula. “Mesmo que as suas ações possam ser duvidosas, ele foi aceito como membro de um governo dos opositores de Lula, o que é muito estranho, para dizer o menos”, diz um dos organizadores do abaixo-assinado, Pedro Teles.

“Ao aceitar que Sérgio Moro fale nesta conferência, se compactua com suas ações e seu governo”, acrescenta.

“Fascista brasileiro”

Foi criado, também, um evento no Facebook, que tem por objetivo protestar contra a participação de Moro. “Em 28 de maio de 1926, o fascismo instalava-se em Portugal. Em 28 de maio de 2019, receberemos o fascista brasileiro mostrando-lhe que não é bem-vindo. Fascismo nunca mais, nem em Portugal, nem no Brasil”, diz o texto do evento.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum