Após censura a texto de Duvivier, alunos de escola de BH escrevem carta de apoio ao ator

Escritor agradeceu solidariedade dos estudantes do Loyola: “A escola já deve ter sido muito bacana pra formar tanta gente crítica”, postou

O ator e escritor Gregório Duvivier foi ao Twitter para saudar os estudantes do Colégio Loyola, em Belo Horizonte (MG), que escreveram uma carta para manifestar apoio a ele e repúdio à medida da direção da instituição. Um texto seu, que tinha sido aplicado em uma prova de Língua Portuguesa do 2º ano do ensino médio, provocou reclamação dos pais e a escola anulou o exame.

“Uau! 450 alunos e ex-alunos do Loyola escreveram essa carta de repúdio. Obrigado mesmo. A escola já deve ter sido muito bacana pra formar tanta gente crítica. Sinto muito”, postou o ator.

Ele, inclusive, avisou aos alunos que estará na capital mineira nos primeiros dias de novembro e disse que gostaria de encontrar os alunos.

As reclamações dos pais dos estudantes, que viralizaram nos grupos de WhatsApp, recaem sobre o teor do texto.

Bolsonaro e a depressão

Duvivier aponta no artigo que o governo de Bolsonaro é um “gatilho poderoso para a depressão” e que o presidente “parece eleito pela indústria farmacêutica para vender antidepressivo”. Também afirma que “se tivesse votado nesse governo contra a corrupção estaria comprando um chicotinho da Opus Dei e passaria dias me mutilando em praça pública”.

Após a reação de pais e da escola, Duvivier fez um desafio: “Colégio Loyola em BH usou um texto meu numa prova e um grupo de pais de direita conseguiu cancelar a prova. Sinto muito pelos professores e alunos da escola. Dia 1 estou indo a BH, se quiserem encontrar pra debater a crônica e a censura”, tuitou.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR